Financiamento Imobiliário - Proposta Enganosa

Banco Itaú
28/12/2018 às 00:11

Em setembro/18 submeti uma proposta ao setor de financiamento imobiliário (2018-02488157), para aquisição de uma casa no valor de R$ 650 mil em uma cidade de MT (esta informação se fez constar na proposta que preenchi).

Dias após, recebi e-mail com a aprovação de financiamento de R$ 484 mil.

Como acabei encontrando outra casa, na mesma cidade, por valor inferior, R$ 500 mil, pedi a retificação do valor da proposta (apenas valor) e dias após recebi outro e-mail de aprovação do financiamento de R$ 346 mil.

De posse deste e-mail e tão somente em razão do conteúdo deste e-mail, contratei a compra do imóvel e aguardei a checagem da documentação e emissão do contrato.

Pois bem, apesar da grande demora na análise da documentação, semana passada recebi e-mail informando que tudo estava em ordem, mas que, em razão do imóvel situar-se no MT, o valor do financiamento se limitaria a apenas 50% do valor de avaliação do imóvel (R$ 453 mil).

Em nenhum momento me foi informado que haveria esta limitação (apenas 50% e não 80% como aprovado originalmente). Na proposta que eu elaborei sempre indiquei a localidade e a proposta foi aprovada no valor pretendido, sem qualquer ressalva. Como se contata na foto anexa, a informação da localidade é requisito necessário à submissão da proposta. Eu apenas assinei o contrato de compra do imóvel por causa desta carta de aprovação.

O corretor do imóvel também é correspondente do Itaú na localidade e ele não apenas nunca ouviu nada a respeito desta limitação, como disse que poderia me indicar correntistas que conseguiram comprar imóvel na mesma cidade com financiamento de 80% do Itaú, neste ano de 2018.

Apesar de meus reclamos com a pessoa do setor, ela disse não poder fazer nada, por ser esta uma política do banco, ao mesmo tempo que me negou acesso a esta política e disse que não teria mais ninguém no banco a quem eu pudesse recorrer para reanalisar a questão e por isso tomei a liberdade de reclamar por esta via.

Eu apenas assinei o contrato em razão da aprovação do crédito do Itaú.

No contrato há multas pela demora no pagamento da casa, que vence no dia 30/12/2018.

A justificativa da negativa se refere tão somente a uma limitação na política em razão da localidade do imóvel. Não se trata de capacidade de crédito, tanto que sugeri juntar-me a outra pessoa para formar renda maior, mas a responsável disse explicitamente não se tratar desse caso.

Como eu disse, desde o preenchimento da proposta, eu havia informado a localidade do imóvel. Além disso, há pessoas na mesma cidade que neste ano de 2018 conseguiram financiamento de 80% do imóvel do Itaú, então peço a quem receber esta reclamação que dê o encaminhamento interno necessário à uma análise mais acurada de minha situação, pois há consequências que ainda podem ser evitadas, caso defiram o que já haviam aprovado em setembro.

Obrigado.

08/01/2019 às 15:16

Olá Felipe,

A sua manifestação foi esclarecida.

Enviamos uma mensagem para o seu e-mail cadastrado aqui no Reclame Aqui. Por favor, verifique suas mensagens privadas.

Banco Itaú

Para novas manifestações você poderá contar com nossos canais de atendimento.

Itaú 30 horas na Internet. No site: _www.itau.com.br/atendimento/, informe sua agência e conta corrente no menu superior do site mais senha eletrônica. Siga a rota do Itaú 30 horas na Internet: Home > Atendimento > Fale conosco. Caso não tenha senha eletrônica envie a mensagem pelo caminho: _http://www.itau.com.br/atendimento/envie-mensagem/.

SAC Itaú: 0800 728 0728, todos os dias, 24h.
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 722 1722, todos os dias, 24h.
Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011, das 9h às 18h (em dias úteis). Caixa Postal: 67600 | CEP: 03162-971.

itau.com.br | twitter.com/itau | youtube.com/bancoitau | facebook.com/itau | plus.google.com/+Itaú

Conheça nossa Política de Privacidade On-line em: _www.itau.com.br/seguranca

08/01/2019 às 18:56

A mensagem enviada no meu e-mail diz para eu procurar uma solução internamente, mas eu não só fiz isso como relatei em minha reclamação original exatamente o fato da inexistência de nível superior capacitado a no mínimo reanalisar meu pedido.
Ou seja, ou eu não entendi a resposta que enviaram por e-mail, ou não existe qualquer canal interno no Itaú capaz de resolver de forma eficiente questões de seus clientes.
Qual das duas opções seria?

25/09/2019 às 15:43

sempre responderam às minhas perguntas, mas nunca tentaram de fato resolver meus problemas.

Está com problemas com Banco Itaú?