Reclamação não resolvidaNão resolvido

Financiamento Imobiliário - Proposta Enganosa

Banco Itaú
São Paulo - SP
28/12/2018 às 00:11
ID: 41417873
Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

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Em setembro/18 submeti uma proposta ao setor de financiamento imobiliário (2018-02488157), para aquisição de uma casa no valor de R$ 650 mil em uma cidade de MT (esta informação se fez constar na proposta que preenchi).

Dias após, recebi e-mail com a aprovação de financiamento de R$ 484 mil.

Como acabei encontrando outra casa, na mesma cidade, por valor inferior, R$ 500 mil, pedi a retificação do valor da proposta (apenas valor) e dias após recebi outro e-mail de aprovação do financiamento de R$ 346 mil.

De posse deste e-mail e tão somente em razão do conteúdo deste e-mail, contratei a compra do imóvel e aguardei a checagem da documentação e emissão do contrato.

Pois bem, apesar da grande demora na análise da documentação, semana passada recebi e-mail informando que tudo estava em ordem, mas que, em razão do imóvel situar-se no MT, o valor do financiamento se limitaria a apenas 50% do valor de avaliação do imóvel (R$ 453 mil).

Em nenhum momento me foi informado que haveria esta limitação (apenas 50% e não 80% como aprovado originalmente). Na proposta que eu elaborei sempre indiquei a localidade e a proposta foi aprovada no valor pretendido, sem qualquer ressalva. Como se contata na foto anexa, a informação da localidade é requisito necessário à submissão da proposta. Eu apenas assinei o contrato de compra do imóvel por causa desta carta de aprovação.

O corretor do imóvel também é correspondente do Itaú na localidade e ele não apenas nunca ouviu nada a respeito desta limitação, como disse que poderia me indicar correntistas que conseguiram comprar imóvel na mesma cidade com financiamento de 80% do Itaú, neste ano de 2018.

Apesar de meus reclamos com a pessoa do setor, ela disse não poder fazer nada, por ser esta uma política do banco, ao mesmo tempo que me negou acesso a esta política e disse que não teria mais ninguém no banco a quem eu pudesse recorrer para reanalisar a questão e por isso tomei a liberdade de reclamar por esta via.

Eu apenas assinei o contrato em razão da aprovação do crédito do Itaú.

No contrato há multas pela demora no pagamento da casa, que vence no dia 30/12/2018.

A justificativa da negativa se refere tão somente a uma limitação na política em razão da localidade do imóvel. Não se trata de capacidade de crédito, tanto que sugeri juntar-me a outra pessoa para formar renda maior, mas a responsável disse explicitamente não se tratar desse caso.

Como eu disse, desde o preenchimento da proposta, eu havia informado a localidade do imóvel. Além disso, há pessoas na mesma cidade que neste ano de 2018 conseguiram financiamento de 80% do imóvel do Itaú, então peço a quem receber esta reclamação que dê o encaminhamento interno necessário à uma análise mais acurada de minha situação, pois há consequências que ainda podem ser evitadas, caso defiram o que já haviam aprovado em setembro.

Obrigado.

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Resposta da empresa

08/01/2019 às 15:16

Olá Felipe,


A sua manifestação foi esclarecida.

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Réplica do consumidor

08/01/2019 às 18:56

A mensagem enviada no meu e-mail diz para eu procurar uma solução internamente, mas eu não só fiz isso como relatei em minha reclamação original exatamente o fato da inexistência de nível superior capacitado a no mínimo reanalisar meu pedido.
Ou seja, ou eu não entendi a resposta que enviaram por e-mail, ou não existe qualquer canal interno no Itaú capaz de resolver de forma eficiente questões de seus clientes.
Qual das duas opções seria?

Consideração final do consumidor

25/09/2019 às 15:43

sempre responderam às minhas perguntas, mas nunca tentaram de fato resolver meus problemas.

O problema foi resolvido?
Reclamação não resolvidaNão resolvido
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