Reclamação sobre conduta da síndica e exposição indevida de morador em condomínio

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

27/05/2026 às 09:44

ID: 249806403



Eu, *****, filha do Sr. *****, venho por meio deste e-mail registrar formalmente notificação acerca dos acontecimentos recentes envolvendo manifestações realizadas na administração, assembleia e grupo de moradores do condomínio.

Esclareço que os questionamentos realizados pelo Sr. ***** tiveram relação exclusivamente com assuntos administrativos do condomínio, incluindo situações já relatadas anteriormente por moradores. Entre elas, a questão envolvendo motocicleta e três veículos ocupando vaga de maneira irregular, situação relatada há mais de um mês sem providências efetivas, além de cobranças realizadas na última assembleia relacionadas à organização do condomínio e à atuação de funcionários e prestadores de serviço sem utilização correta de EPIs.

Ressalta-se que as manifestações realizadas no grupo tinham relação com o condomínio e com a atuação da síndica enquanto representante da administração condominial, e não com a pessoa da Sra. ***** em âmbito pessoal.

Em nenhum momento houve qualquer ataque pessoal, tampouco manifestação relacionada ao fato de a síndica ser mulher. As falas limitaram-se a críticas e cobranças administrativas, direito este garantido aos condôminos no exercício regular de participação e fiscalização da gestão condominial.

Entretanto, causa preocupação o fato de a síndica ter levado ao grupo de moradores narrativa de que o Sr. ***** fala alto com mulher, além de alegações de comportamento agressivo e outras exposições que induzem os moradores a interpretação diversa da realidade dos fatos.

Após tais manifestações no grupo, outras moradoras passaram a realizar comentários chamando o Sr. ***** de infantil e afirmando que estaria fazendo show, simplesmente por expor sua opinião e realizar cobranças relacionadas ao condomínio, dentro do que é normal e legítimo no contexto de cobrança e fiscalização da atuação da síndica e da administração condominial.

Tal situação acabou colocando um morador em condição vulnerável perante os demais condôminos, diante de acusações e insinuações relacionadas a tema extremamente sério, o que gerou constrangimento e exposição pública indevida.

Também não procede a informação de comparecimento irregular à administração fora do horário, uma vez que o comparecimento ocorreu dentro do horário de funcionamento da administração do condomínio.

Esclarece-se ainda que o contexto da assembleia envolvia diversos moradores debatendo simultaneamente assuntos do condomínio, sendo natural a elevação do tom de voz em ambiente coletivo, o que não pode ser automaticamente interpretado como agressividade ou ofensa.

Diante disso, solicita-se:

1. A preservação integral das imagens das câmeras relacionadas aos fatos mencionados;
2. Que futuras questões administrativas sejam tratadas de maneira formal e sem exposição pública de moradores;
3. Que sejam evitadas acusações ou narrativas que possam induzir terceiros a entendimento ofensivo ou incompatível com os fatos efetivamente ocorridos;
4. O registro formal desta notificação junto à administração e conselho do condomínio;
5. Retratação formal da síndica no mesmo grupo de moradores em que ocorreram as exposições, esclarecendo que os questionamentos realizados pelo Sr. ***** tiveram caráter exclusivamente administrativo e relacionado à gestão do condomínio, sem qualquer motivação pessoal ou ofensiva.

O presente e-mail possui finalidade exclusivamente administrativa e de resguardo de direitos.

Atenciosamente,

*****

Compartilhe

Resposta da empresa

02/06/2026 às 16:46

Olá Emillyn, tudo bem?

Me chamo José e sou o analista do seu atendimento.

Checamos por aqui e informamos que a Lello Condomínios é uma empresa prestadora de serviços que foi contratada para, dentre outras funções, realizar a gestão financeira, controle de quotas em aberto, arquivo de documentos e demais atividades correlatas relacionadas a administração, valendo ressaltar que a Lello atua como mera mandatária do condomínio. Nosso papel é o de prestar suporte técnico, administrativo e financeiro ao síndico e ao condomínio, além de executar rotinas operacionais, mas não temos poder de decisão sobre as ações no condomínio.

É importante registrar que a síndica em questão não faz parte do Grupo Lello, a Lello não disponibiliza o serviço de síndicos profissionais para os condomínios que ela administra.
A Lello não administra o grupo de moradores no whatsapp .

O caso foi direcionado ao condomínio com as devidas orientações para que o corpo diretivo avalie quais medidas serão adotadas para solução efetiva.

Qualquer dúvida, orientamos que procure a administração interna.

Conta comigo!

Um abraço,
Equipe Lello Condomínios - Reclame Aqui

Consideração final do consumidor

02/06/2026 às 16:49

Síndica mesmo diz para registrar no canal Lello, aí registramos a insatisfação, a Lello, não resolve, quais são os canais cabíveis então?!

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0