O que aconteceu
Título: Linha Ferr gera logística reversa com dados de terceiros e se recusa a corrigir etiqueta e prorrogar prazo
Texto da Reclamação:
No dia 10/08/2026, dirigi-me a uma agência dos Correios para efetuar a devolução do meu *****, utilizando o código de logística reversa fornecido pela empresa Linha Ferr (código: AP320295497BR).
Após aguardar cerca de 50 minutos no atendimento, fui surpreendido ao verificar que a etiqueta gerada pelo sistema da loja trazia como remetente o nome e o endereço de uma pessoa totalmente desconhecida (XXXX ZZZZ, residente em Guaraçaí - SP). Meu endereço de cadastro para o pedido e a postagem é em Rio de Janeiro - RJ.
Diante dessa grave irregularidade, recusei a postagem. A própria equipe dos Correios confirmou no balcão que, em caso de qualquer inconsistência, extravio ou recusa no transporte, a encomenda é obrigatoriamente devolvida ao endereço constante no campo de remetente. Aceitar o envio com dados de terceiros significaria transferir a posse da mercadoria para um estranho em outro estado e perder qualquer garantia sobre o produto em caso de sinistro.
Ao entrar em contato com o suporte da Linha Ferr relatando o ocorrido e solicitando a emissão de uma nova autorização com meus dados corretos de remetente, bem como a prorrogação do prazo limite de envio (originalmente definido para 12/08/2026), a empresa recusou-se a efetuar a correção. A resposta da loja alegou que "não há problema se o nome no remetente aparecer diferente" e negou a emissão de um novo código ou a prorrogação do prazo.
Ressalto que a conduta da loja é totalmente irregular e desacata os princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990) e as normas postais vigentes:
1. Divergência e Falsidade de Informações: Obrigar o consumidor a postar uma encomenda em nome de terceiros constitui falsidade de informação prestada ao serviço postal e viola o dever de transparência.
2. Transferência Indevida de Risco: A empresa tenta repassar ao consumidor o risco de um erro de sistema interno, desprotegendo o cliente em caso de devolução do pacote.
3. Negativa de Atendimento e Prazo: O prazo original de postagem não pôde ser cumprido unicamente por erro operacional exclusivo da empresa. Recusar a prorrogação do prazo impede o exercício regular do meu direito de devolução.
Anexo a esta reclamação a foto do comprovante emitido diretamente no balcão dos Correios no dia 10/08/2026, a qual comprova categoricamente a divergência dos dados e a emissão da etiqueta em nome de um terceiro.
Diante do exposto, solicito por meio desta plataforma:
* A emissão imediata de um novo código de logística reversa constando estritamente meus dados como remetente (Marcos Guttmann, Rio de Janeiro - RJ);
* A prorrogação do prazo de postagem em tempo hábil para que eu possa realizar a devolução com segurança.
Aguardo a manifestação e a solução definitiva por parte da empresa
---
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Linhaferr respondeu
11/08/2026 às 21:41
Olá, Marcos.
Lamentamos o transtorno ocorrido durante sua tentativa inicial de postagem.
Após recebermos sua manifestação, realizamos uma nova verificação da solicitação e providenciamos uma nova autorização de devolução, por meio de nossa transportadora parceira, com novos pontos de coleta e novo prazo para realização da postagem.
As orientações completas para a devolução, incluindo o código e o novo prazo, foram encaminhadas diretamente ao seu e-mail cadastrado.
Dessa forma, não houve recusa da Linha Ferr em receber a devolução. O procedimento foi novamente analisado e uma alternativa de devolução foi disponibilizada ao cliente.
Permanecemos à disposição para dar continuidade ao processo após a realização da postagem.
Equipe Linha Ferr
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?SimVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento5Só resolverudepois de reclamar aqui
Resposta final da empresa
25/08/2026 às 15:46
Olá, Marcos.
Agradecemos pela avaliação.
Apenas para esclarecer a cronologia do atendimento: sua manifestação no Reclame Aqui foi registrada em 11/08/2026 às 21:26 e, no mesmo dia, às 21:41, nossa equipe respondeu informando que a solicitação havia sido novamente analisada e que uma nova autorização de devolução, com novo prazo e novos pontos de coleta, já havia sido disponibilizada.
Portanto, a solução não ocorreu em razão da reclamação no Reclame Aqui. O procedimento já estava sendo tratado pela nossa equipe e teve continuidade normalmente pelos canais de atendimento.
Posteriormente, a devolução foi realizada, o processo foi concluído e o estorno correspondente foi efetuado.
Respeitamos sua avaliação, mas consideramos importante deixar registrado o histórico correto do atendimento para que não fique a impressão de que a Linha Ferr somente solucionou a situação após a publicação da reclamação.
Atenciosamente,
Equipe Linha Ferr