Cobrança indevida de garantia estendida e mau atendimento na loja Benoit de Chapecó

Respondida
Chapecó - SC
09/06/2026 às 09:46
ID: 250881621
Eu, *****, nascida em *****, atualmente com 64 anos de idade, venho por meio desta registrar reclamação em face da loja Benoit de Chapecó.
Em data não recordada exatamente, foi realizada a compra de uma televisão e um aparelho celular por meio de crediário próprio da loja, em 18 parcelas de R$ 250,00, com previsão de quitação em 15/10/2026. Todas as parcelas encontram-se rigorosamente em dia.
Os pagamentos são realizados mensalmente por meu filho, *****, via PIX, motivo pelo qual ele acompanha os valores cobrados. Recentemente, ao analisar os pagamentos, identificamos que juntamente com as parcelas vem sendo cobrado um valor referente à garantia estendida.
Ocorre que, em nenhum momento da contratação fui devidamente informada sobre a aquisição dessa garantia adicional, tampouco houve esclarecimento adequado acerca de seus custos, condições ou inclusão no financiamento.
Diante disso, em 15/05/2026, meu filho entrou em contato pelo WhatsApp da empresa, através do número *****, solicitando o cancelamento da referida garantia. Na ocasião, foi informado que o procedimento somente poderia ser realizado presencialmente pela titular do contrato.
Posteriormente, em 08/06/2026, compareci pessoalmente à loja de Chapecó para solicitar o cancelamento. Entretanto, fui recebida de forma hostil pelo gestor e por outros colaboradores, que afirmaram que eu havia "assinado porque quis" e que, por restarem apenas cinco parcelas para o término do contrato, não realizariam o cancelamento solicitado.
Além disso, em 06/06/2026, também foi solicitada uma cópia do contrato através do mesmo número de WhatsApp. A atendente informou apenas que uma via teria sido entregue no momento da compra, recusando-se a fornecer nova cópia ou qualquer suporte adicional, deixando de atender adequadamente a solicitação.
Diante dos fatos, solicito:
O fornecimento imediato de cópia integral do contrato firmado junto à loja;
A apresentação detalhada dos valores cobrados a título de garantia estendida;
A comprovação inequívoca de que houve contratação consciente e devidamente informada da garantia estendida;
O cancelamento da garantia estendida, caso ainda possível;
A devolução dos valores cobrados indevidamente, caso seja constatada a ausência de contratação válida ou de informação adequada à consumidora;
A apuração da conduta dos colaboradores envolvidos no atendimento prestado na unidade de Chapecó.
Ressalto que a consumidora é pessoa idosa e buscou apenas exercer seu direito de acesso às informações contratuais e de revisão dos serviços contratados, não sendo razoável o tratamento recebido nem a negativa de fornecimento da documentação solicitada.
Aguardo manifestação e solução para o caso.
*****
Representante e responsável pelos pagamentos:
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
12/06/2026 às 16:04
Olá,
Analisamos seu caso e verificamos que a contratação do seguro foi realizada mediante assinatura do respectivo contrato,
documento que permanece disponível para consulta e pode ser solicitado pelo titular diretamente em uma de nossas lojas.
Verificamos também que os pagamentos foram realizados por meio do site, ambiente em que os valores referentes ao produto
e ao serviço são apresentados de forma separada e discriminada, possibilitando a identificação individual de cada cobrança.
Constatamos ainda que foram efetuados 12 pagamentos do serviço contratado, sem registros anteriores de solicitação de
cancelamento ou manifestação de desconhecimento quanto à contratação.
De qualquer forma, caso não tenha mais interesse em permanecer com o serviço, o cancelamento poderá ser realizado diretamente
em uma de nossas lojas pelo motivo de desistência.
Esclarecemos que, considerando a regularidade da contratação e o período em que o serviço permaneceu vigente e disponível para
utilização, não há previsão de devolução dos valores já pagos.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Equipe Benoit
Protocolo: *****