Fui cobrada indevidamente no cartão por passagem aérea cancelada

Não respondida
Rio de Janeiro - RJ
16/09/2026 às 18:31
ID: 259253693
Entrei em contato com a empresa pelo telefone no dia 08/9 quando descobri a irregularidade no meu cartão e fui orientada a fazer a reclamação no próprio site e fiz no dia 09/09 e mandei a a mensagem abaixo para eles e até agora nada de me responderem.
Acho um descaso, pois o atendimento não funciona para nada.
À Lufthansa / Procon / ANAC,
Eu, Denise, venho por meio desta registrar reclamação formal contra a cobrança indevida realizada em meu cartão de crédito referente à compra de passagens aéreas pela Lufthansa.
Em junho de 2026, realizei a compra de uma passagem pelo site da companhia, com parcelamento. Posteriormente, em contato telefônico com atendente da Lufthansa, solicitei o cancelamento da primeira compra e a finalização de uma nova passagem em data diferente. O atendente confirmou o cancelamento e informou que o estorno seria processado em alguns dias. No entanto, até o presente momento, a cobrança da primeira passagem continua ativa, e já foram debitadas três parcelas indevidas em meu cartão de crédito.
Trata-se de uma falha grave de procedimento interno, pois:
O cancelamento foi solicitado e confirmado pela atendente;
Não recebi qualquer comunicação de no show ou de manutenção da passagem cancelada;
Houve cobrança duplicada para a mesma passageira e destino, sem justificativa.
Diante disso, solicito:
Estorno integral imediato da passagem cancelada;
Devolução em dobro dos valores já pagos indevidamente, conforme prevê o art. 42 do Código de Defesa do Consumidor;
Indenização por danos morais, em razão dos transtornos financeiros e da falha na prestação de serviço, conforme entendimento consolidado do STJ;
Comunicação formal, por escrito, confirmando as providências adotadas.
Caso não haja solução administrativa em prazo razoável, tomarei as medidas cabíveis junto ao Procon e ao Juizado Especial Cível, para assegurar meus direitos.