O que aconteceu
Fiz uma compra no site Madeira Madeira (produtos nacionais), e poucos dias após efetuar o pedido, recebo uma mensagem em aplicativo estrangeiro de mensagens (Whatsapp), com origem em número de DDD +62 (Indonésia). O remetente me informa que há uma taxa pendente de desembaraço do produto (taxa totalmente fictícia), e me envia link para um site [Editado pelo Reclame Aqui] (do tipo phishing), solicitando o pagamento de uma taxa fictícia.
Tenho provas inequívocas de que a origem do vazamento foi a Madeira Madeira. Não entrarei com processo contra a empresa pois, infelizmente, a jurisprudência atual apenas indeniza consumidores em casos de [Editado pelo Reclame Aqui] bem sucedidos, pelo que a tentativa de [Editado pelo Reclame Aqui], apesar de ser ilícita de jure, tende a não sofrer punição pecuniária de facto.
Pelo exposto acima, me pareceu prudente publicizar este evento a título de informação a outros potenciais clientes, que poderão tomar uma decisão de maneira mais bem informada acerca de contratar ou não os serviços da Madeira Madeira.
Saliento que a empresa foi informada do ocorrido, embora eu não tenha motivo algum para supor que de tal informação decorrerá qualquer modificação de procedimentos internos na empresa.
Finalmente, saliento que não há necessidade alguma da empresa em responder esta reclamação, pois a faço apenas a título de informação. Não há desfecho possível desta reclamação outra que uma péssima avaliação da empresa.
Com os melhores cumprimentos
Danilo