O que aconteceu
Comprei o perfume Make Me Fever Gold, da Mahogany, na LA ECOMMERCE LTDA, em 27/08/2026. O produto recebido está completamente diferente dos anteriores que já comprei e utilizei da marca: praticamente não possui cheiro, projeção ou fixação. É como se eu não tivesse aplicado perfume algum.
O ponto importante é que já utilizo esse mesmo perfume, da mesma linha, há cerca de dois anos. Portanto, conheço perfeitamente a fragrância, sua projeção e sua fixação na minha pele. Não se trata de uma pessoa que está experimentando o produto pela primeira vez ou que simplesmente não se adaptou ao aroma. O perfume que recebi está claramente diferente dos anteriores que já usei.
Entrei em contato com o SAC da Mahogany para registrar a reclamação e, em vez de uma solução ou de uma análise efetiva do produto, recebi respostas genéricas, aparentemente automatizadas, me ensinando como aplicar perfume e sugerindo que eu estaria sofrendo de cansaço olfativo.
Entre as orientações recebidas, a empresa afirmou:
"É comum que, nas primeiras borrifadas, a sensação inicial seja de um aroma mais alcoólico. Isso ocorre porque o álcool é o veículo responsável por transportar a fragrância e evapora rapidamente após a aplicação. (..) recomendamos aguardar alguns instantes após a aplicação para avaliar a evolução da fragrância na pele.
"Também, gostaríamos de orientar que, para uma melhor percepção da fragrância, a aplicação pode ser realizada nos pulsos, nas dobras dos braços e atrás das orelhas, regiões que favorecem a difusão das notas olfativas ao longo do dia."
gostaríamos de explicar um fenômeno que pode acontecer quando utilizamos a mesma fragrância por um período prolongado: a adaptação ou cansaço olfativo.
E, como solução, pediu que eu deixasse de utilizar o perfume por 21 dias para depois voltar a testá-lo e verificar se minha percepção teria mudado.
Eu já utilizo esse perfume há aproximadamente dois anos e sei exatamente como ele se comporta na minha pele. Outros perfumes, inclusive de outras marcas e que utilizo há ainda mais tempo, continuam tendo cheiro e projeção normalmente, sejam usados com frequencia ou não.
Não faz sentido simplesmente atribuir a ausência de fragrância de um produto recém-comprado a um desconhecimento sobre como um perfume funciona, ou como utilizá-lo, ou pior, a um suposto cansaço olfativo do consumidor, sem sequer considerar a possibilidade de problema no próprio produto.
Além disso, como se pode ver em outras reclamações desta plataforma, esta não é a primeira reclamação sobre essa mesma situação e esse mesmo perfume, o que torna ainda mais inadequada a resposta padronizada recebida pelo SAC.
Não estou questionando uma característica subjetiva da fragrância. Estou relatando que um produto que conheço e utilizo há anos chegou completamente diferente dos anteriores, sem cheiro e sem fixação. O mínimo esperado seria que a empresa levasse a reclamação a sério, investigasse o lote/produto e oferecesse uma solução adequada, em vez de presumir que o problema está na capacidade do consumidor de sentir o perfume.
É extremamente frustrante comprar um produto de uma marca que já conheço e confio e, diante de um possível problema de qualidade, receber como resposta que eu deveria aprender a passar perfume ou esperar 21 dias para descobrir se meu olfato volta ao normal.
Solicito uma solução efetiva para o problema, com a análise do produto e a substituição por um produto em perfeitas condições ou outra solução adequada.
Espero que a Mahogany trate a situação com a seriedade que ela merece e, principalmente, que reveja a forma como o SAC está tratando reclamações dessa natureza.