Matri Bank - Juros diferentes dos oferecidos no momento da antecipação e atraso na devolução de saldo residual

Em réplica
São Paulo - SP
02/08/2026 às 03:37
ID: 255411489
O Matri bank me sugeriu "antecipar" parte de um precatório que eu tinha a receber. O vendedor me fez acreditar que era uma operação de baixo risco, numa proposta super atrativa onde ao final eles devolveriam o restante do saldo residual, tudo apresentado em uma simulação prévia de quanto eu receberia na hora, quanto eu pagaria ao final e quanto eu receberia ao final de tudo (isso considerando a "antecipação"+ saldo residual). Assinei o contrato. Para minha surpresa dias após o contrato assinado fui notificada que 70% do meu precatório tinha sido vendido para o Matri Bank, o que vai em desacordo com o oferecido pois a proposta é de empréstimo com garantia de precatório e não venda de precatório.
Passado um ano e meio, o Matri Bank recebeu os 70% do meu precatório e precisei entrar em contato toda semana por 3 meses para eles realizaram o cálculo dos juros e realizar o pagamento. Para piorar, os juros que eles cobraram são 3 vezes mais do que o informado na venda.Só para terem uma ideia em uma ano e meio os juros foram de 41k.
Está sendo difícil expor tudo isso porque me sinto uma idiota e acredito que muitos que estão lendo estão pensando a mesma coisa, Gostaria que alguém tivesse me alertado antes, mas ainda possa alertar outras pessoas. Então, fica a dica;
NÃO FECHE CONTRATO COM O MATRI BANK: O CONTRATO INDUZ O CONSUMIDOR A ERRRO, A PROPOSTA E O CONTRATO OMITE O CUSTO EFETIVO TOTAL DA OPERAÇÃO E ELES PROMETEM QUE VOCE VAI RECEBER UM VALOR QUE NÃO CONDIZ COM A REALIDADE EFETIVA. SE VOCÊ JÁ ASSINOU CONTRATO COM ESSE BANCO RECOMENDO QUE VÁ COM URGÊNCIA PROCURAR UM ADVOGADO.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/08/2026 às 12:06
Prezada Fabiana,
Sentimos muito pelo desgaste relatado, e agradecemos por compartilhar sua experiência conosco.
A operação contratada foi um empréstimo com garantia de precatório, formalizado com todas as condições taxas, prazos e forma de liquidação previstas no contrato assinado pela senhora antes da contratação. O tempo até a liberação dos valores esteve vinculado ao trâmite do processo junto ao Poder Judiciário, etapa que não está sob gestão do Matri Bank; o prazo contratual para repasse do saldo residual, uma vez liberado o valor, foi cumprido conforme acordado.
Todo o cálculo aplicado à operação segue estritamente os parâmetros definidos em contrato, documento que rege a relação entre as partes e que foi de conhecimento e concordância da senhora no momento da assinatura.
Seguimos à disposição pelos nossos canais oficiais de atendimento para qualquer dúvida adicional.
Atenciosamente,
Equipe Matri
Réplica do consumidor
10/08/2026 às 18:21
O conversado é falado no momento da contratação não é o mesmo que está no contrato. O reconhecimento facial para assinatura do contrato é feito na ligação e não é possível ler o contrato todo neste momento. A gente acredita na pessoa que está vendendo. Por sorte minha, tudo está registrado e gravado. Assim consigo comprovar que o que foi vendido não é o que está no contrato.
Réplica da empresa
11/08/2026 às 10:13
Prezada Fabiana,
Entendemos a sua colocação e lamentamos que a experiência tenha gerado essa percepção. Sabemos que, no momento da contratação, as informações apresentadas são importantes para a decisão do cliente.
No entanto, a contratação foi formalizada mediante assinatura do contrato, que estabelece as condições, taxas, prazos e demais termos da operação, e é com base nessas condições que seguimos conduzindo o contrato.
Seguimos à disposição pelos nossos canais oficiais para eventuais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Equipe Matri