Sofá com vício oculto (mofo) e defeitos após troca: Solicitação de cancelamento e estorno da compra.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Campinas - SP

26/01/2026 às 20:23

ID: 238892949

Comprei três sofás na Benuri Outlet no dia 28/11/2025, pagamento á vista, sendo dois de mostruário no valor de R$100,00 cada, outro novo por encomenda no valor de R$1.599,99 e paguei o valor de R$80,00 da entrega. No dia 29/11/2025 retornei a loja, pedindo a troca da encomenda, para o modelo maior de 2,50.
Devolvi um sofá de R$100,00 para abater na encomenda do sofá maior e paguei mais R$100,00 da diferença, saindo o preço final do sofá encomendado por R$1.799,99. A entrega estava prevista para o dia 24/12/25, mas agendei para o dia 22/12/25, a data que foi entregue. Passando o natal, lembrei de verificar se o sofá vinha com as molas que a vendedora disse que tinha por baixo dos assentos, pois no site da fabricante não constava essa informação, mas o dono da loja, Uriel, garantiu que viria, ele alegou que eles compram do fabricante e fazem melhorias para entregar ao cliente em perfeito estado.
Mas para minha surpresa, ao abrir o assento retrátil, no dia 26/12/25, havia um vício oculto, mofo nas madeiras. Acionei o sac da loja de imediato informando o ocorrido e solicitando a troca. A atendente Janete me pediu fotos e video, enviei. Então ela respondeu que todos sofás vem assim, que isso acontece porque fica suado quando embala, que o calor soa dentro do plástico, que era porque ficou embalado, suou e ai mofou, depois ia secar. Disse que o sofá chegou, que eu não recebi e devido ao calor fica úmido dentro da embalagem, que se passasse um pano sairia.
Depois de tentativas frustradas no diálogo, informei sobre o artigo 18, ela continuou, culpou o fabricante, então pedi o n de protocolo o qual eles não fornecem e então ela resolveu que iria sim fazer a troca. Fiquei aguardando o prazo dos 30 dias corridos.
No dia 23/01/26, ela me mandou mensagem avisando que o sofá chegou e que iriam vir trocar, avisei que não estava em casa que retornaria no dia seguinte. Então ela agendou a troca para hoje 26/01/26.
Antes de entregar, ela me enviou foto do fundo do sofá alegando não ter mofo, mas o local que havia mofo no outro era descoberto e no da troca cobriram com tecido. Ao ser entregue e montado, questionei o entregador sobre um defeito na espuma do estofado e ele disse que ele só entregava que isso era com a loja. Verifiquei todo o sofá e acionei o sac novamente. O sofá da troca veio com defeito na espuma, informei para a Janete e ela disse que a espuma iria assentar, falei também de dois cortes no tecido, ela disse que esses pequenos defeitos e do corte de tecido vem de fábrica, que poderiamos agendar para dar ponto no tecido.
O outro tinha o problema do mofo, mas esse veio todo com problemas, ao puxar o assento está enroscando e fazendo barulhos como se fosse rasgar o tecido, os pés que vem fixos estão desnivelados, apenas um está no chão, fui grudar o velcro do fundo do sofá que estava meio solto e perfurei meu dedo provavelmente num grampo mal posto .
Relatei tudo á ela, e disse o quanto isso é frustrante esperar mais de um mês pela troca e a troca vir pior. Ela respondeu que veio direto de fábrica e que iria ver com o responsável o que poderia ser feito. Cansada de todo esse estresse, de jogarem a culpa a todo momento para fábrica sendo que comprei e paguei á vista para eles, solicitei o cancelamento da compra e devolução do dinheiro. Ela respondeu: infelizmente não consigo fazer cancelamento, o prazo de 7 dias já passou. Além de que foi feito a troca.
Informei novamente sobre o artigo 18 e salientei que quero o cancelamento e estorno imediato e caso não resolvessem acionaria o procon. Comprei esse sofá para trazer conforto a família e estamos a mais de 30 dias passando todo esse estresse com o descaso dessa empresa. Quero o cancelamento, que devolvam meu dinheiro e retirem esse produto que está ocupando metade do espaço da minha sala.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/03/2026 às 12:08

Olá, Monique. Espero que esteja bem.

Primeiramente, lamentamos sinceramente toda a situação relatada e o transtorno vivenciado. Em nenhum momento foi intenção da empresa causar desconforto ou insatisfação.

Conforme registrado em nossos atendimentos, após a solicitação de cancelamento da compra, informamos que, para dar continuidade ao estorno do valor pago, seria necessária a retirada do produto em sua residência, procedimento padrão adotado pela empresa nesses casos, uma vez que o cancelamento está condicionado à devolução do item.

A retirada foi devidamente solicitada e colocamo-nos à disposição para agendamento. No entanto, não houve concordância quanto à coleta do produto, o que impossibilitou a continuidade do processo de cancelamento e, consequentemente, do estorno.

Reforçamos que a empresa não se recusou a analisar a situação, tampouco a prestar atendimento. Pelo contrário, realizamos a troca anteriormente e permanecemos à disposição para nova avaliação técnica, caso a cliente assim autorize, ou para agendamento da retirada, a fim de prosseguir com o cancelamento conforme solicitado.

Nosso objetivo é resolver a situação da melhor forma possível, dentro dos procedimentos legais e internos da empresa. Permanecemos à disposição para que possamos concluir essa demanda de forma adequada e definitiva.

Atenciosamente,

Equipe de Atendimento ao Cliente.
Benuri Outlet.

Réplica do consumidor

05/03/2026 às 18:08

Boa tarde! Como consta em anexo do próprio fornecedor e também nos meus na minha reclamação ao PROCON, em nenhum momento neguei a retirada do produto, desde que seja feita mediante ao estorno imediato, o que a benuri nega alegando ter o prazo de 7 dias úteis dado pelo procon. Diante dos fatos e todos os anexos (junto ao procon), fica bem claro que o fornecedor só tenta inativar a minha reclamação em vez de resolver o problema que o próprio gerou e não se prontifica a resolver. Preciso do espaço desocupado, o procon deu prazo de resposta pra Benuri, que se nega a devolver meu dinheiro na retirada o que fez o procon gerar um processo administrativo! Reitero, o produto pode ser retirado sim, desde que devolvam o meu dinheiro no mesmo instante!

Consideração final do consumidor

11/03/2026 às 13:14

Conforme acordado com a atendente Janete, do sac da empresa, o sofá foi devidamente retirado hoje, 11/03/2026, ás 11:20h e o estorno foi realizado. Assim encerro essa reclamação.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

5