Cobrança indevida e falta de comunicação da empresa de medição de gás causam aumento abusivo na conta do condomínio.

Resolvido
Vinhedo - SP
06/02/2026 às 13:37
ID: 239980687
essa empresa é a nova "leitora" do gas do condominio onde moro.
Eu nunca tive problemas antes, mas quando eles entraram..
A empresa sabe que há consumo na minha unidade, sabe que o aparelho não está enviando a medição para eles e o que eles fazem? Deixam o meu consumo como zero, causando um aumento do valor de mais de 300% porque a administradora trata como se eu não tivesse individualizado o meu consumo.
Eles fizeram a leitura em 15/01 e não me contataram em momento algum para pedir que eu enviasse o meu consumo.
Hoje, ao receber o boleto do condomínio, o valor do meu gás veio 250 reais, quando que em 2 anos não passou de 80 reais (e note que esses 80 reais ainda foi por conta de erro da empresa anterior).
Entrei então em contato com eles e simplesmente estão jogando o problema para mim e para a administradora.
Não consigo entender como que uma empresa depende de uma informação para trabalhar, sabe que existe falha na transmissão (outra nota: o técnico esteve na unidade e saiu daqui dizendo que estava tudo arrumado) e simplesmente não procuram outra forma de obter essa informação, vão pela "lei do menos trabalho" e causam um transtorno e prejuízo ao cliente.
Eu enviei a foto do relógio hoje e ainda estão se negando a enviar a atualização com a medição atual.
Esse erro ou a causa dele não é problema ou culpa minha nem da administradora. MJ sabia do que estava acontecendo e não fez o trabalho correto para obter a informação.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/02/2026 às 16:20
Dona Fernanda, boa tarde!
Lamentamos o transtorno causado e agradecemos a oportunidade de esclarecer os fatos de forma transparente.
O Grupo MJ Individualiza atua exclusivamente na leitura e gestão dos medidores de gás, não sendo responsável pela emissão de boletos nem pela forma de cobrança aplicada pela administradora do condomínio.
No período mencionado, não houve recepção do sinal remoto do medidor da unidade, motivo pelo qual o relatório enviado à administradora indicou consumo zero e valor zero. A MJ não realizou qualquer lançamento de valores.
O valor posteriormente cobrado no boleto condominial decorre de critério de rateio adotado pela administradora, procedimento que não é definido nem executado pela MJ.
O primeiro contato da moradora com a MJ ocorreu em 06/02/2026. Assim que recebemos a foto do medidor, a leitura foi imediatamente validada e encaminhada à administradora no mesmo dia, com orientação para que os valores cobrados via rateio fossem devidamente ajustados ou abatidos.
Ressaltamos que a MJ atua na gestão de medidores instalados anteriormente por outra empresa. Houve vistoria técnica na unidade e seguimos acompanhando o caso, uma vez que a transmissão remota ainda não foi restabelecida de forma definitiva.
Informamos ainda que, em 04/02/2026, a MJ encaminhou ao condomínio e à administradora o relatório mensal de medição, destacando as unidades com consumo zero e solicitando a confirmação das unidades habitadas para viabilizar vistorias técnicas, quando necessário.
Por fim, esclarecemos que, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a MJ não possui acesso direto aos contatos dos moradores, dependendo do apoio do condomínio e da administradora para intermediar comunicações.
Reforçamos que, assim que a situação foi reportada, todas as providências cabíveis foram adotadas de forma imediata.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e para a completa regularização da medição.
Atenciosamente,
GRUPO MJ INDIVIDUALIZA
Réplica do consumidor
09/03/2026 às 18:01
E novamente os valores vieram errado.
Mês passado a leitura enviada dia 06/02 foi de 80,18m3. Eu tenho foto tirada do 16/02 (afinal a medição é feita dia 15) e eu tô com um consumo de 81.03m3. inclusive o aplicativo mostra isso tbm. E fizeram o consumo de jan 64m3 a FEV 71m3. Nada bate.
Réplica da empresa
10/03/2026 às 18:28
Prezada Dona Fernanda, boa tarde!
Peço a gentileza de buscar informações junto a sindicancia do predio, pois estamos em um processo de ajustes junto a empresa "GROUP LINK" que forneceu os equipamentos, esses equipamentos foram instalados por outra empresa e nos da MJ assumimos a gestão posteriormente a esse processo e estamos empenhados em solucionar o caso, peço mais uma vez a gentileza de procurar a administração do predio para entender esse processo, pois estão cientes do trabalho que vem sendo feito.
Consideração final do consumidor
03/04/2026 às 16:44
Parece que o problema em relação à minha unidade foi resolvido.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
5
Consideração final da empresa
06/04/2026 às 09:31
Prezada dona Fernanda, bom dia!
Agradecemos pelo retorno e pela avaliação positiva, ficamos satisfeitos em saber que a situação foi resolvida e que conseguimos prestar o suporte necessário ao longo do processo.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência, agilidade no atendimento e acompanhamento técnico, sempre buscando a melhor solução em conjunto com o condomínio e a administradora, aproveitamos para reforçar que nossos canais de atendimento estão sempre abertos para esclarecer dúvidas e orientar os consumidores, pois muitas situações podem ser rapidamente resolvidas a partir do correto entendimento das informações.
Permanecemos à disposição sempre que precisar.
Atenciosamente,
GRUPO MJ INDIVIDUALIZA