MOTO G60 não reconhece sim card (chip)

Não resolvido
Curitiba - PR
30/05/2022 às 09:40
ID: 144227335
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesNo dia 07 de abril de *******, comprei um Moto G60 pelo site da própria Motorola. No entanto, na primeira semana do mês subsequente, o seguinte problema foi observado:
O Moto G60 passou a apresentar instabilidade no reconhecimento do sim card, fazendo com que eu ficasse se sinal e, portanto, *******% offline. Destaco que esse problema ocorria com os dois slots do aparelho.
Antes de seguir com a descrição detalhada do ocorrido, peço-lhes que percebam que o problema iniciou antes mesmo do aparelho completar um mês de uso, situação a qual me deixou perplexo!
Inicialmente, percebi que ora o aparelha estava com sinal, ora estava sem sinal. Esse problema começou timidamente, mas foi agravado ao longo das duas semanas subsequentes.
O aparelho passou a reconhecer o sim card apenas após ser reiniciado. Contudo, na semana do dia 23 de maio, situação tornou-se insustentável: após reiniciar o Moto G60, ele não demorava mais que 30 minutos para que o sinal fosse perdido novamente.
Em outras palavras, basicamente eu passava o dia inteiro sem sinal, o que me gerou inúmeros problemas no trabalho. Sim, eu utilizava o Moto G60 exclusivamente para trabalho e, portanto, sinto-me prejudicado.
Lembrando que celular pode ser considerado produto essencial, vejamos o que diz a Lei:
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC):
"Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas."
A lei fala em 30 dias:
" 1 Não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 (trinta) dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço."
PORÉM, o parágrafo 3 do mesmo artigo diz:
" 3 O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do 1 deste artigo, sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial" (grifei).
Dito isso, agora gostaria de frisar e documentar nesta reclamação que:
Sempre mantive os softwares do Moto G60 devidamente atualizado;
O chip não é corta, com encaixe perfeito ao slot do aparelho;
O chip não apresentava nenhum sinal de dados, tais como: descascados; deformações etc.
Antes de seguir para o desfecho do caso, destaco que após o início do problema supra relatado:
Testei o meu sim card em outras celulares, especificamente das marcas Samsung e iPhone, mas esses telefones reconheciam o sim card normalmente, sem que houvesse perda de sinal ao longo das horas dos dias de testes;
Eu e as pessoas que moram comigo somos clientes da mesma operada, logo, não se tratou de um problema com a operadora;
Testei sim cards de outras operadoras em meu Moto G60, e pude observar que o problema também acontecia com elas;
O aparelho nunca sofre quedas e nunca teve contato com umidade ou água;
Aplicativos e sites duvidosos nunca foram instalados e acessados;
Destaco que esse Moto G60 foi comprado por mim apenas para uso profissional. Eu o utilizava basicamente na minha escrivaninha, o que significa que ele não tinha um risco sequer.
Feita a explanação do problema com o Moto G60 e as contextualizações necessárias, agora apresentarei as tentativas frustradas de resolver o caso:
1. No dia 27/05/22, levei o meu Moto G60 à assistência técnica autorizada em Curitiba para que esse aparelho fosse consertado;
2. Deixei o aparelho lá, e pediram que eu voltasse um pouco mais tarde;
3. Ao buscar o aparelho, informaram-me que havia consertado o aparelho;
4. No entanto, ao pegar o aparelho consertado, eu e o atendente percebemos imediatamente que esse aparelho ainda não reconhecia o meu sim card;
5. Com o intuito de realizarmos testes, eu e o atendente pegamos esse sim card que não havia sido reconhecido no Moto G60 e o inserimos em um Samsung Note 20. Feito isso, o sim card funcionou corretamente. Portanto, não havia problema com o sim card, mas sim com o Moto G60. Ou seja, as tratativas realizadas pela autorizada não foram eficazes.
Além de todo esse transtorno e problemas acarretados por eu estar sem celular, a Help Mobile Maintenance Curitiba (Help Manutenção Celular - Autorizada Motorola) não aceitava que eles haviam me entregado um aparelho que ainda não funcionava. Eles alegavam que o problema era com o meu sim card e me orientaram a pedir substituição do sim card.
Eu simplesmente fiquei chocado com essa resposta, visto que eu e o atendente testamos o sim card em um Samsung Note 20. O sim card funcionou perfeitamente. Logo, a qualidade do Moto G60 e, principalmente, do atendimento da autorizada são duvidosos.
Como o Moto G60 não estava funcionando como devia, eu não retirei esse aparelho da assistência. Só irei retirá-lo quando estiver consertado de verdade.
Caso contrário, eu solicito o estorno do meu dinheiro (pago no Moto G60) ou a substituição desse por um aparelho novo e mais avançado.
Certos de sua compreensão.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/05/2022 às 15:30
Olá José!
Espero que você esteja bem!
Tentei contato com você hoje, 31/05/******* pelo telefone 419xxxxx810 porém não obtive sucesso.
Visto que não consegui contato por telefone, para agilizarmos seu atendimento, vamos continuar por email.
Estou em contato com a autorizada para me informar sobre seu aparelho. Assim que obtiver um posicionamento sobre ele, vou informar.
Qualquer dúvida, permaneço a disposição (via mensagem privada) para auxiliar da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Gabriela
Reclame Aqui | Motorola Brasil
Réplica do consumidor
31/05/2022 às 15:42
Boa tarde, Gabriela.
Espero que você esteja bem, segura e saudável.
Por conta dessa situação, eu estou sem celular por enquanto. Logo, vocês conseguirão falar comigo ao telefone apenas após a resolução desse problema. Aproveito o ensejo para frisar que tenho bastante pressa, visto que uso o aparelho para atividades laborais também.
Aguardo ansiosamente um e-mail seu com a solução para o problema.
Obrigado pelo retorno.
Réplica da empresa
01/06/2022 às 14:27
Olá José!
Espero que esteja bem!
Estou consultando setores internos sobre seu caso para solucionarmos da melhor forma. Assim que tiver um posicionamento, vou informar.
Atenciosamente,
Gabriela
Reclame Aqui | Motorola Brasil
Réplica do consumidor
01/06/2022 às 20:50
Pessoal, eu já estou esperando há muito. Daqui a algumas horas completarei 7 dias sem celular, o qual uso para trabalhar. Se eu não tiver uma resposta até amanhã, terei que ir a uma loja e comprar outro emergencialmente, visto que estou sem previsão nenhuma por parte de vocês. Se isso acontecer, terei que procurar o Pequenas Causas e solicitar orientação e apoio.
Consideração final do consumidor
02/06/2022 às 15:38
Praticamente não houve atendimento concreto, isto é, nada foi resolvido de forma objetiva e clara, pelo contrário. Nunca me informaram o que iriam fazer para solucionar o meu caso e nunca me deram previsões para a solução. A única resposta que obtive é que estamos analisando seu caso ou algo similar.
MOTORLA, solicito estorno do valor pago pelo celular, LEMBRANDO que o aparelho já está com vocês a mais de 7 dias. Por favorz sejam rápidos no estorno, pois preciso comprar outro para continuar trabalhando.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
03/06/2022 às 15:17
Olá José!
Espero que esteja bem!
Consultei setores internos e a orientação que recebi sobre seu aparelho é que o mesmo deve ser retirado da autorizada e testado.
Qualquer dúvida, permaneço a disposição (via mensagem privada) para auxiliar da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Suporte
Reclame Aqui | Motorola Brasil