Abuso de boa fé do consumidor ao vender proteções que não cobrem pequenas avarias e cobrança sem autorização

Resolvido
Rio de Janeiro - RJ
26/07/2022 às 16:11
ID: 147425375
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesAluguei um carro na unidade na semana passada. Na ocasião, o atendente me ofereceu uma proteção completa (vidros e pneus) gerando a sensação de cobertura contra danos no carro - em outras palavras, estaria protegido quanto ao pagamento de eventuais reparos no veículo em caso de sinistro.
Durante o período de locação, bateram no veículo e gerou um pequeno amassado no para-lamas. Para minha surpresa, o valor foi cobrado ao término do contrato. Ao questionar a atendente, a mesma me informou que a proteção apenas limita o valor pago em caso de acidentes - que no caso era de R$ 3.*******,00.
Em momento algum essa informação me foi transparentada pelo atendente e também não está presente no contrato resumido que nos dão para assinar na loja. Ao ler o contrato, também não está claro que eu sou responsável integralmente por cobrir custos até o valor da franquia, como pode ser visto no trecho abaixo a respeito das proteções:
Coparticipação: valor previsto no Contrato de acordo com a categoria do Veículo, pago pelo Locatário, Usuário, Condutor Adicional e/ou Responsável Financeiro para amortizar os custos decorrentes do conserto do Veículo, os prejuízos causados em razão da sua indisponibilidade para locação imediata, depreciação do Veículo com relação ao seu valor de mercado, bem como com despesas administrativas, pela ocorrência de avaria de toda e qualquer natureza, perda total, [Editado pelo Reclame Aqui], furto, dentre outros. A Coparticipação não pode, em hipótese alguma, ser entendida como
pagamento de franquia e também não dá direito ao Locatário de utilizar eventual apólice de seguro contratada pela Locadora;
Proteção: faculdade disponibilizada pela Locadora ao Locatário, Usuário, Condutor Adicional e/ou Responsável Financeiro no ato da contratação da locação, para, mediante pagamento de tarifa de Proteção, limitar a responsabilidade patrimonial dessas pessoas frente à Locadora por perdas e danos decorrentes de Eventos Adversos, desde que paguem o valor da Coparticipação correspondente ao grupo do Veículo, conforme as condições estabelecidas no respectivo campo
do Contrato;
Em momento algum o contrato deixa claro que eu vou ser responsável por reparos cujos custos não são iguais ou superiores ao limite da franquia (até porque uma proteção para pneus subentende uma proteção contra uma avaria simples, já que um pneu custa muito menos que R$ 3.*******,00). Apenas cita que terei um teto de gastos e pontua que estou elegível para amortizações. Vale ainda ressaltar que esses pontos não são destacados pelo atendente, que se aproveita da interpretação comum no meio de veículos em que a contratação de uma proteção é subentendida como isenção de custos em casos desse tipo de acidente.
Em conversa com a atendente no momento da devolução, ela não conseguiu me pontuar no contrato o texto que deixava claro que eu não teria direito a isenção desse tipo de custo. Por esse motivo, acordamos que eu não pagaria o valor no ato e que a Movida entraria em contrato posteriormente para discutir a cobrança do reparo.
Hoje verifiquei que foi feita a cobrança no meu cartão de crédito, não respeitando o acordo com o atendente. É impressionante como o atendimento nesses casos se aproveita da boa fé do consumidor, omitindo informações no discurso de vendas para passar uma realidade diferente da verdadeira.
Nunca mais retornarei a fazer negócio com a empresa e tomarei as medidas jurídicas cabíveis.
Compartilhe
Resposta da empresa
29/07/2022 às 10:51
“Olá, Rodolfo
A MOVIDA agradece seu contato, que é muito importante para o fortalecimento do relacionamento mantido com nossos Clientes, bem como para o contínuo aperfeiçoamento de seus negócios.
Direcionamos a conclusão de seus apontamentos, através de mensagem privada. O estorno da avaria será feito em breve, para que assim possamos manter nosso bom relacionamento. Esperamos que o nosso retorno tenha sido satisfatório :)
Permanecemos à disposição, reforçando nosso compromisso de atender nossos Clientes e Parceiros com excelência <3
Atenciosamente,
MOVIDA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS S/A
Consideração final do consumidor
21/09/2022 às 12:48
Rápido e atendeu o esperado
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10