Multa indevida de carro alugado: Movida cobra cliente por erro do sistema

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

27/05/2026 às 08:17

ID: 249797441

Aluguei um carro com a movida entre os dias 15/05 e 17/05. Saí da cidade no primeiro dia, e retornei no último. Ao entregar o carro, os funcionários falaram que haviam falado que no sistema eu estava com o carro de outra pessoa, mas que iriam resolver internamente. Por mim tudo certo, até chegar uma multa pra mim, referente ao dia 16/05, como se eu estivesse na cidade.
Fiz a ligação para a movida, onde o antendente me solicitou os comprovantes de que eu estava fora da cidade. Enviei os comprovantes (reserva do AirBnB e meu cartão de crédito somente com gastos na outra cidade entre 15/05 e 17/05), e ainda assim recebi a resposta automática da movida falando que a multa é devida, e que eu devo recorrrer à Fazenda Pública. Qual o sentido de recorrer a uma multa de outro carro, na cidade onde eu comprovadamente não estava? Nem ao menos para me enviarem o motivo real da recusa, só recebi a mensagem automática, falta de respeito extrema com um erro diretamente dos atendentes da unidade (Rio Sul RJ)

Compartilhe

Resposta da empresa

28/05/2026 às 12:55

Prezado, Afonso! Como vai?

Espero encontra-lo bem.

Identificamos sua reclamação e registramos todos os pontos relatados: locação realizada entre 15/05 e 17/05, inconsistência informada no momento da devolução sobre vínculo com outro veículo, recebimento posterior de multa do dia 16/05 em local onde você afirma não estar, envio de comprovantes que demonstram sua permanência fora da cidade no período e retorno considerado insatisfatório com resposta automática e orientação de recurso junto à Fazenda.

O caso já está em tratativa com as áreas responsáveis, com solicitação de prioridade na análise, considerando a possível inconsistência sistêmica e os comprovantes apresentados.

Informamos também que já realizamos contato por mensagem privada aqui no Reclame Aqui e via WhatsApp para acompanhamento do caso. Pedimos que nos acione por esses canais, onde daremos continuidade às tratativas.

Atenciosamente,

Gabriel
Movida

Réplica do consumidor

04/07/2026 às 14:49

Após múltiplas tentativas de contato pela mensagem privada, não recebi resposta.
Tentei novamente o atendimento pelo whatsapp, onde recebi a mesma resposta sem justificativa de que a multa era devida. Atendimento decepcionante.