O que aconteceu
Loja se recusa a cumprir garantia legal de robô aspirador (CDC Art. 26)
Realizei a compra de um robô aspirador Xiaomi Robot Vacuum X20 Pro na loja oficial NAVECELL, com nota fiscal devidamente emitida.
No dia 21 de fevereiro, relatei à loja um defeito no produto, informando que o equipamento estava funcionando apenas no modo aspirador, sem executar corretamente a função de passar pano, mesmo sendo utilizado apenas com água, conforme orientação padrão.
Apesar de o problema ter sido reportado dentro do prazo legal de garantia, a loja se recusou a prestar suporte adequado, limitando-se a informar que apenas a assistência técnica poderá dizer qual é o problema, sem oferecer qualquer solução ou encaminhamento efetivo.
Essa conduta está em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, especialmente o Art. 26, inciso II, que estabelece:
O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em 90 dias, tratando-se de produtos duráveis.
Além disso, o CDC prevê responsabilidade solidária entre todos os fornecedores da [Editado pelo Reclame Aqui], incluindo a loja, que não pode simplesmente transferir a responsabilidade ao fabricante ou assistência técnica.
Ressalto que:
- O defeito foi reportado dentro do prazo legal;
- O produto foi utilizado corretamente, sem qualquer indício de mau uso;
- Possuo nota fiscal válida;
- A loja não ofereceu solução, apenas se eximiu da responsabilidade.
Diante disso, solicito uma solução imediata, podendo ser:
- Reparo do produto sem custos;
- Troca por outro equivalente;
- Ou devolução integral do valor pago.
Caso não haja solução, registrarei reclamação junto ao Procon e demais órgãos de defesa do consumidor, além de buscar as medidas judiciais cabíveis.
Aguardo retorno com urgência para resolução amigável.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Navecell respondeu
07/10/2026 às 14:34
ChatGpt em uma mão e Multímetro na outra, toda historia tem os dois lados.
Olá, Breno.
Pedimos desculpas pela demora nesta resposta.
Conforme já informado a você diretamente, o aparelho foi aberto e submetido a testes elétricos por conta própria. Nas mensagens da venda no Mercado Livre, em 15/04, você escreveu:
"Ja testei as bombas utilizando uma fonte 12v"
"testei todas as passagens de corrente com um multímetro entre a saída da fonte e a entrada na placa mãe"
"não sou técnico em eletrônica... meus conhecimentos da engenharia terminam em usar um multímetro e consultar o chat gpt"
Com essa intervenção fora da assistência técnica, não foi possível dar andamento à garantia pela loja.
Lamentamos não poder atender ao seu pedido.
Atenciosamente,
Equipe Navecell