Planejamento de tratamento com alinhadores dentários falho e cobrança adicional indevida

Não respondida
Rio de Janeiro - RJ
08/07/2026 às 07:18
ID: 253368035
No dia 09/05/25 iniciou meu tratamento com os alinhadores dessa marca, que me foi oferecido como uma segunda e excelente opção à outra marca consolidada no mercado. Foram oito moldes, num planejamento bem enxuto diga-se, mas pelo que foi mostrado no computador, pareceu bastante eficaz. Porém não aconteceu na prática, mesmo eu utilizando cada molde por 15 dias, mais que a média recomendada inclusive. Dia 26/08/25 outro escaneamento por solicitação da própria Clear e dia 08/10/25 chega a segunda remessa, mais DOZE moldes, o que só aí já mostra que o planejamento inicial tinha falhas, pois enviaram mais moldes que dá primeira vez. Sigo com o tratamento, porém percebo que, na ordem geral, do molde 14 até o 19, não houve mudança relevante, pra ser franco, não mudou nada, foram cinco moldes que não tiveram qualquer movimentação nos dentes (e eu mantive o dentista - que é excelente, não tem culpa de nada, a par desse vácuo no tratamento), só voltando a movimentação apenas no último molde. E com isso, obviamente o resultado final proposto pela Clear Correct ficou bem aquém do esperado, novamente. E não tinha como ser diferente, uma vez que esses cinco moldes, simplesmente não tiveram função alguma.
Pois bem, dia 06/04/26, já finalizado com os 20 moldes e teoricamente o tratamento, faço outro escaneamento a pedido dessa empresa, mas já a partir disso que estamos tendo problemas. Pois eles refizeram o planejamento e incluíram mais SETE moldes para talvez dessa vez ter um resultado final satisfatório. Mas pasmem, se eu como paciente relatei ao dentista (que repassou minha reclamação) que pelo menos CINCO placas não estavam movimentando nada, como agora precisam de mais sete? Muita coincidência né? E para receber esse lote final, eu terei que pagar mais R$ 2.000,00.
Parece, para não dizer que foi, que a segunda remessa com a quantidade maior de moldes veio justamente com essas placas inertes, para que eles pudessem cobrar esse terceiro envio, alegando que o que foi proposto através do planejamento lindo pelo computador, foi alcançado. MAS NÃO FOI, o próprio escaneamento mostrou, os dentes não estão nem perto do que apareceu na projeção que o dentista me mostrou. E se tivesse sido alcançado, não precisaria de mais uma remessa né, e nem eu estaria aqui relatando essa situação incômoda.
Se todo planejamento da Clear tivesse sido feito corretamente, já na primeira remessa eu teria recebido essas 27 placas e não apenas 8, ou seja, foi falho, cheio de erros e que só na prática com o uso é que se avaliou isso. E agora eles exigem que eu pague por isso. O que é absolutamente injusto e abusivo, pois não fui eu que fiz o planejamento, cobrem de quem errou na impressão das placas que não teve atenção suficiente para perceber que 8 moldes não resolveriam nada. O funcionário erra na execução de um projeto e o custo disso é enviado para o paciente???
Então eu devolvo os moldes e a Clear devolve meu dinheiro, porque o resultado proposto por eles, NÃO FOI ATINGINDO.