Cobrança indevida de modem devolvido e dificuldade de contato com a empresa

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

01/07/2026 às 18:58

ID: 252846793

Título: Cobrança indevida de modem já devolvido e impossibilidade de contato

Contratei os serviços desta empresa em 2022/2023 (na época ela ainda utilizava outro nome e funcionava em outro endereço). Após o cancelamento do serviço, realizei a devolução do modem conforme fui orientada.

Agora fui surpreendida com uma cobrança de aproximadamente R$ 500, alegando que o equipamento não foi devolvido. Além disso, fui informada de que existe uma cobrança de cerca de R$ 100 relacionada ao cartório para regularização do meu nome.

O maior problema é que não consigo entrar em contato com a empresa para resolver a situação. Os canais de atendimento não funcionam ou não consigo obter suporte, o que me impede de contestar uma cobrança que considero totalmente indevida.

Solicito que a empresa verifique o histórico da devolução do equipamento, cancele imediatamente essa cobrança e retire qualquer restrição em meu nome decorrente desse erro.

Caso a empresa não apresente uma solução, terei que buscar meus direitos junto aos órgãos de defesa do consumidor, pois não é justo ser cobrada por um equipamento que já foi devolvido.

Aguardo um retorno com urgência.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/07/2026 às 15:21

Olá, Maria Júlia! Esperamos que esteja bem.

Agradecemos pelo seu contato e lamentamos os transtornos relatados.

Realizamos uma busca em nosso sistema utilizando os dados informados em sua manifestação, porém não localizamos nenhum cadastro vinculado às informações fornecidas.

Caso o cancelamento do serviço tenha sido realizado ainda junto à empresa Cabosat, é possível que o contrato não tenha sido migrado para a base de clientes da NIPBR, considerando que a migração dos contratos ativos ocorreu em junho de 2026.

Para que possamos analisar a situação de forma detalhada, verificar o histórico da devolução do equipamento e identificar a origem da cobrança mencionada, pedimos, por gentileza, que entre em contato com nossa Central de Atendimento. Assim, poderemos localizar o cadastro correto, compreender melhor o ocorrido e prestar todo o suporte necessário para a resolução do caso.

Informamos também que realizamos tentativas de contato pelos meios disponíveis, porém, até o momento, não obtivemos retorno.

Permanecemos à disposição para auxiliá-la no que for necessário e esclarecer quaisquer dúvidas.

Agradecemos pela compreensão.

Atenciosamente,

Grande abraço,
Luana
Equipe de Atendimento ao Cliente NIPBR.

Réplica do consumidor

10/07/2026 às 15:24

Olá, *****.

Obrigada pelo retorno.

O contrato realmente foi feito com a Cabosat, antes da mudança para a NIPBR. A cobrança que estou contestando é referente ao modem que foi devolvido na época do cancelamento, porém fui cobrada posteriormente pelo equipamento e ainda houve protesto em cartório.

Se o contrato não foi migrado para a base da NIPBR, peço que verifiquem internamente junto aos registros da Cabosat ou informem qual empresa ficou responsável por esse acervo, pois não posso ser prejudicada por uma mudança administrativa entre as empresas.

Estou à disposição para fornecer *****, *****, endereço da época, número do contrato (caso necessário) e qualquer outro dado que facilite a localização do cadastro.

Aguardo a análise e a solução da cobrança indevida, bem como a regularização do caso.

Obrigada.