Veículo Novo com Defeito na Entrega e Falha de Motor Após Pouco Uso

Não respondida
São Paulo - SP
11/06/2026 às 11:32
ID: 251116999
Prezados,
Na data de 12/05/2026, foi realizada a compra do veículo da marca Renault, modelo Kwid, placa *****, chassi *****, RENAVAM *****, em nome do meu pai, *****, CPF *****, junto à concessionária Nova Toriba, CNPJ 26.798.908/0001-86.
Conforme informado pelo vendedor *****, antes da entrega do veículo foi realizada vistoria e identificadas pequenas avarias, as quais teriam sido corrigidas antes da entrega do automóvel.
Meu nome é *****, CPF *****, e atuo como motorista de aplicativo. Durante uma corrida no bairro Bela Vista, o veículo apresentou falhas ao subir uma via bastante íngreme, demonstrando perda significativa de potência no motor. Em seguida, acenderam no painel as luzes indicativas de falha na injeção eletrônica e no motor.
No dia 25/05/2026, compareci à concessionária para verificar o ocorrido. Após avaliação, fui informada de que a possível causa seria abastecimento com gasolina de procedência duvidosa. Na ocasião, foi realizado apenas o procedimento de apagamento dos alertas no sistema eletrônico do veículo, e o carro voltou momentaneamente ao funcionamento normal.
Entretanto, em 01/06/2026, durante uma corrida na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o problema voltou a ocorrer, com novo acionamento das luzes de injeção eletrônica e motor. O passageiro, inclusive, percebeu que o veículo havia perdido potência e sugeriu que eu verificasse as condições do carro em um posto de combustível.
Ao chegar ao posto, solicitei verificação de óleo e água do radiador. O atendente constatou que o óleo do veículo estava em condições inadequadas (aparentemente queimado) e que não havia água no radiador.
Diante da situação, houve uma despesa no valor de R$ 928,70 para realização dos serviços necessários. Ainda assim, após a troca, o veículo continuou apresentando problemas.
No dia 03/06/2026, compareci novamente à concessionária acompanhada do meu pai para relatar os fatos e buscar solução definitiva. O veículo permaneceu na concessionária por dois dias úteis, entre 05/06/2026 e 08/06/2026, considerando que em 04/06/2026 houve feriado e o setor de mecânica não opera aos finais de semana.
Em 09/06/2026, retirei o veículo e novamente fui informada de que o diagnóstico seria gasolina de procedência duvidosa. Contudo, não foi fornecido qualquer laudo técnico por escrito que permitisse acionar o seguro ou confrontar as informações com eventual laudo de vistoria realizado anteriormente.
Também solicitei acesso ao laudo da vistoria realizada antes do feriado de 04/06/2026, porém o pedido foi negado. Não houve apresentação de detalhamento técnico ou qualquer documento que possibilitasse apuração aprofundada da origem do problema.
Além dos gastos com manutenção, houve prejuízo financeiro decorrente da impossibilidade de trabalhar. Como motorista de aplicativo, minha meta diária é de aproximadamente R$ 300,00 por dia, sendo esta minha principal fonte de renda para custear o financiamento do veículo, cujo vencimento ocorre todo dia 15 de cada mês. Até a presente data (11/06/2026), o prejuízo acumulado aproxima-se de R$ 3.000,00.
Diante disso, solicito a análise do caso e o reembolso dos prejuízos sofridos, considerando que o veículo não foi entregue em perfeitas condições de uso.
Ressalto ainda que, conforme informado pela concessionária Nova Toriba (CNPJ 26.798.908/0001-86), o veículo encontra-se dentro do prazo de garantia de 3 meses. No entanto, até o momento, o automóvel continua apresentando perda de potência e não se encontra em perfeitas condições de funcionamento.
Também foi aberto protocolo de ouvidoria interna junto à Renault sob o número *****.
Aguardo retorno com posicionamento e solução do caso.
Atenciosamente,
*****