Clínica Oligoflora Sorocaba: Ineficácia de Procedimentos Estéticos e Falta de Profissionalismo

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

20/03/2026 às 08:58

ID: 243814007

Eu e minha esposa contratamos dois procedimentos estéticos na clínica Oligoflora Sorocaba, com o objetivo de redução de medidas e gordura corporal. Durante a visita inicial, fomos atendidos por uma consultora que nos indicou os tratamentos de Criolipólise e Enzimas como os mais adequados para o nosso caso. Confiando na avaliação profissional, fechamos exatamente o pacote estipulado por ela, totalizando um investimento de quase R$ 4.000,00.

No entanto, ao longo de todo o processo, constatamos que ambos os procedimentos foram absolutamente ineficazes. Questionamos a clínica por diversas vezes sobre a ausência de resultados, e a resposta era sempre a mesma: "cada corpo reage de um jeito". É compreensível que existam variações biológicas, mas essa justificativa diverge frontalmente da promessa de eficácia feita pela consultora no momento da venda. Continuamos o tratamento até o fim e, ainda assim, não obtivemos nenhum resultado. Não se trata de resultados modestos ou abaixo da expectativa, mas sim de total ineficácia dos procedimentos contratados.

Além da ausência de resultados, a postura da Oligoflora Sorocaba demonstrou extremo amadorismo e falta de profissionalismo em diversos aspectos:


Falta de rigor nas medições: Durante a pesagem, foram utilizadas duas balanças diferentes, que apresentaram valores divergentes. A consultora, de forma inaceitável, fez uma média dos valores para registrar em nosso cadastro, comprometendo a precisão do acompanhamento.


Ausência de acompanhamento clínico: Não tivemos nenhum acompanhamento adequado durante o tratamento para verificar a evolução. Em nenhum momento foi realizada uma avaliação intermediária para constatar se o procedimento estava, de fato, surtindo efeito.

Justificativas evasivas: A cada reclamação que fazíamos, a única explicação fornecida era a de que "cada corpo reage de um jeito", demonstrando falta de embasamento técnico para lidar com a ineficácia do tratamento.

A clínica tenta se resguardar de forma abusiva por meio de uma cláusula contratual que estabelece que a contratada "não oferece garantias de resultado dos procedimentos realizados", transferindo a responsabilidade pelo sucesso do tratamento exclusivamente ao cumprimento das instruções pelo contratante e à resposta individual de cada organismo. Contudo, cláusulas que eximem integralmente a responsabilidade do fornecedor são abusivas e ilegais. Se a empresa oferece e vende um serviço com promessa de resultados, este deve ser efetivo.

Diante disso, a clínica responde objetivamente pelos danos causados e pela ineficácia do tratamento, conforme estabelece o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Cabe à empresa o ônus de provar que o defeito na prestação do serviço inexistiu ou que houve culpa exclusiva do consumidor algo que a Oligoflora não consegue demonstrar. Em suma: a empresa promete, não cumpre e não sabe explicar tecnicamente o que ocorreu.

Por meio deste relato, registro nossa profunda insatisfação com os procedimentos realizados, com as respostas evasivas da empresa e com a condução amadora de todo o processo, que evidenciou falta de técnica e conhecimento, cobrando um valor significativo sem entregar a resolução do problema.

Exigimos que a empresa cumpra a oferta prometida no ato da venda ou proceda com a devolução integral dos valores pagos, tendo em vista a responsabilidade legal do fornecedor em cumprir com a oferta e garantir a eficácia dos serviços prestados.


Para que fique registrado (mais um, entre outros nesse site) a ineficácia do tratamento prometido pela empresa e não cumprido.

Compartilhe

Resposta da empresa

20/03/2026 às 10:51

Olá, Carlos, tudo bem?
Meu nome é Isabelle, e serei a responsável pelo acompanhamento do seu caso.

Primeiramente, quero dizer que sentimos muito pelo ocorrido. A OligoFlora está há mais de 25 anos no mercado da estética e bem-estar, sempre comprometida com a qualidade, o cuidado e a satisfação de cada cliente.

Para melhor entender e abordar suas preocupações, gostaríamos de convidá-lo(a) a compartilhar mais detalhes sobre sua experiência e quaisquer expectativas não atendidas. Estamos aqui para ouvir atentamente e trabalhar em conjunto para encontrar a melhor solução possível. Sua experiência é muito importante para nós.

Poderia, por gentileza, me informar o melhor horário para entrarmos em contato?

Atenciosamente,
OligoFlora Licenciadora, Sede Brasil.

Réplica do consumidor

31/03/2026 às 13:22

Até o momento não tive retorno da empresa, assim como reforço que não houve demonstração dos resultados PROMETIDOS pela consultoria do ato da venda.

Réplica do consumidor

07/04/2026 às 07:52

Bom dia.

Para que fique registrado o péssimo atendimento da empresa OLIGOFLORA, seja na sua franqueadora, tanto na franqueada:

- Prometem resultados verbalmente e não cumprem.
- Se dizem profissionais altamente experiêntes no ramo, mas depois de todo o procedimento, a única resposta da equipe é "Cada Corpo Reage de um Jeito"
- A conversa pelo Whattszap é uma demontração gratuita de ChatGPT, com mensagens quase padrão e sem resposta direta a pergunta do cliente.
- A ma fé é comprovada, quando no contrato eles mesmos não garantem nenhum resultado. Verbalmente prometem tudo, depois nada acontece.
- Sequer recebi uma ligação da responsável pela empresa. Colocam uma consultora (provalmente a mesma que promete e não cumpre). Nada novo, tudo enrolação.

Entendo que qualquer empresa com o mínimo de ética e responsabilidade profissional deveria ter coragem de garantir e cumprir a eficiência dos procedimentos vendidos, mas na OLIGOFLORA a incompetência fala mais alto: Infelizmente, cada corpo reage de um jeito, como eles sempre falam. Cabe a eles explicarem que "jeito" é esse, mas eles também não sabem responder isso. Perguntei diversas vezes "que jeito é esse?" . Silêncio absoluto e mais uma demonstração de amadorismo profissional.

Portanto, é decepção, amadorismo no mais alto grau e nenhum responsabilidade sobre o procedimento.

A empresa não arcará com a responsabilidade profissional, pois pelo visto eles aceitam vender um procedimento sem resultado, como se isso fosse comum. Vende e não funcional, mas para Oligoflora não tem nada de errado nisso.

Réplica da empresa

07/04/2026 às 09:18

Olá, Carlos,
Agradecemos por compartilhar seu relato e pela oportunidade de acompanharmos seu caso.

Entendemos sua insatisfação e lamentamos que a solução apresentada não tenha atendido totalmente às suas expectativas.

Reforçamos que todas as informações foram avaliadas com atenção por nossa equipe multidisciplinar, que atua com base em critérios técnicos da área, sempre prezando pela transparência e satisfação de nossos clientes.

Permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
OligoFlora Licenciadora | Sede Brasil

Réplica do consumidor

23/04/2026 às 15:54

Informo a quem quiser que podem entrar em contato comigo para demonstrar os prints da empresa reforçando que eles não prometem nada e não tem obrigação de cumprir, mesmo fazendo propagando do contrário.
Péssima empresa. Nunca mais faço negócio e vou divulgar pra máximo de pessoas a ineficiência e má fé desta empresa que engana descaradamente os clientes.