Taxa de proteção da OLX é considerada absurda e desvantajosa em comparação a outras plataformas.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

19/03/2026 às 05:13

ID: 243689051

Ontem tentei fazer uma compra na olx, e desisti, a taxa de proteção deles é absurda, um total desrespeito com o consumidor, me cobraro 82 reais, do qual eu desisti, até a taxa de proteção da enjoei é bem mais em conta e fora que no enjoei eles parcela no cartão de crédito em 10 vezes sem juros, na olx fora a taxa desleal e absurda de proteção de compra, eles só parcela em 3 vezes sem juros, não vale a pena, tem plataformas, muito melhores desisti da compra e farei em outro lugar!

Compartilhe

Resposta da empresa

19/03/2026 às 11:06

Olá Andreia, bom dia!

Obrigada por aguardar meu contato!

Me chamo Adriany e serei responsável pelo seu atendimento.

Na Garantia da OLX, o vendedor não tem taxas com frete ao realizar a venda, o pagamento do frete fica por conta de quem está comprando.

Informo que a Garantia da OLX é aplicada quando o comprador opta por utilizar o serviço de pagamento oferecido pela plataforma, que inclui garantias de proteção caso o produto não seja conforme anunciado, apresente defeitos ou não seja entregue. Esta tarifa é para garantir o processo de pagamento, entrega e intermediação.

O valor da tarifa pode ser visualizado na tela de pagamento, permitindo que o comprador decida se deseja continuar com a compra ou não.

Se o comprador preferir evitar essa taxa, pode optar pelo método de compra tradicional da OLX, realizando a transação diretamente com o anunciante e combinando o melhor método de pagamento e entrega.

Agradecemos pelo seu contato e informamos que o seu feedback foi encaminhado ao nosso time de Produto, que está constantemente avaliando e priorizando melhorias e novas funcionalidades para aprimorar a experiência dos nossos usuários.

Se precisar de mais alguma coisa ou tiver alguma dúvida, estou à disposição!

Atenciosamente,

Adriany P.
Equipe OLX | Pagamento Online
Disponível de seg. à sexta, de 9h às 18h.

Réplica do consumidor

21/03/2026 às 02:10

infelizmente essa taxa de proteção de vocês é abusiva, outras plataformas tirando a enjoei não tem essa taxa de proteção, essa taxa vocês deveria cobra de quem tá vendendo, não de quem está comprando, melhore os serviços de vocês oferecendo parcelamentos no cartão sem juros e revendo essa taxa de proteção abusiva!

Consideração final do consumidor

21/03/2026 às 02:12

juros abusivos na taxa de proteção de compra, parcelamento de compra so em 3x passando disso juros muito alto, precisa melhorar muito se querem competir com outras plataformas!

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

2