Produto com defeito na garantia, demora na troca e falta de informações

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

28/07/2026 às 18:21

ID: 255067619

Comprei um óculos nas Óticas Wanny e, ainda dentro do período de garantia, a armação apresentou uma rachadura. O defeito é sério, pois existe inclusive o risco de a lente se soltar e cair.

Ao procurar a loja para acionar a garantia, fui informado de que, em casos de defeito de fabricação, é necessário enviar o produto ao fabricante para análise. No entanto, disseram que isso não adiantaria, pois, segundo eles, defeitos como esse são considerados falha de uso pelo fabricante e, portanto, a troca da peça não seria autorizada. Somente após muita insistência da minha parte, a loja aceitou encaminhar o óculos ao fabricante na Europa para avaliação.

Para minha surpresa, alguns dias depois, em 12 de junho, fui comunicado de que o fabricante havia autorizado a troca da armação. Na ocasião, a loja informou que seria necessário aguardar 30 dias para a importação da nova peça.

O problema é que já se passaram 46 dias desde essa informação e até hoje não recebi a nova armação. Sempre que entro em contato, além de ser muito difícil conseguir uma resposta, a única informação que recebo é que não conseguem fornecer uma nova previsão de entrega e que devo continuar aguardando por tempo indeterminado.

Considero essa situação um enorme desrespeito ao consumidor. Além da resistência inicial para acionar corretamente a garantia, agora enfrento um atraso superior ao prazo informado, sem qualquer previsão concreta ou comunicação transparente por parte da empresa.

O que espero da empresa:

Que a empresa conclua a troca da armação já autorizada pelo fabricante e entregue meu óculos o mais rápido possível.

Caso a importação esteja atrasada, espero que a loja atue de forma proativa para obter informações junto ao fabricante e à transportadora, como o código de rastreio da remessa, uma previsão atualizada de entrega e a identificação do motivo do atraso, mantendo-me informado sobre o andamento do processo em vez de apenas responder que "não há previsão".

Anexo fotos da rachadura na armação e as conversas que comprovam a autorização da troca pelo fabricante, o prazo inicialmente informado de 30 dias e a ausência de qualquer previsão de entrega até o momento.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/08/2026 às 09:59

Olá, Luís Augusto.

Pedimos sinceras desculpas pela demora e, principalmente, pela dificuldade que você encontrou para obter informações mais precisas durante o andamento da garantia.

Entendemos plenamente a sua insatisfação. Após a autorização da substituição da armação pelo fabricante, foi informado um prazo estimado de 30 dias para a importação da nova peça. Como esse prazo já foi ultrapassado, reconhecemos que não é adequado solicitar que você continue aguardando sem uma previsão concreta ou uma alternativa de solução.

Nossa equipe já está tratando o caso com prioridade, cobrando uma posição atualizada sobre a importação e a entrega da nova armação. Também entraremos em contato diretamente com você para apresentar o andamento e definir a solução mais rápida possível, sem deixá-lo aguardando por tempo indeterminado.

Lamentamos que a condução do atendimento até aqui não tenha correspondido ao padrão de atenção e transparência que buscamos oferecer aos nossos clientes. Agradecemos por relatar o ocorrido e permanecemos empenhados em concluir o seu atendimento de forma satisfatória.

Atenciosamente,
Equipe Óticas Wanny