Passagem no Guichê via ClickBus, Taxa Absurda!

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Niterói - RJ

18/05/2026 às 15:42

ID: 248981723


Comprei duas passagens pela plataforma ClickBus para o dia 18/05/2026, às 14h, saindo do Terminal Tietê (SP) com destino a Campos do Jordão, pela empresa Passaro Marrom.

Utilizo a ClickBus com frequência e já viajei com diversas empresas, como Auto Viação 1001, Catarinense, Expresso Penha, Águia Branca e Itapemirim. Em todas elas, a passagem comprada online fica imediatamente disponível no aplicativo, sem necessidade de retirada física.

Porém, a Pássaro Marrom exige que o passageiro retire a passagem no guichê, mesmo após pagar taxa de conveniência para compra online. Gostaria sinceramente de entender a lógica disso. Qual o sentido de pagar pela praticidade do digital e ainda precisar enfrentar fila no guichê? Além disso, o aplicativo da ClickBus sequer informa a plataforma de embarque para viagens da empresa.

Como precisei comprar a passagem em cima da hora e a Pássaro Marrom é praticamente a única empresa que faz esse trajeto, não tive alternativa.

Saí de Moema às 13h e, devido ao trânsito imprevisível de São Paulo, cheguei ao Terminal Tietê às 13h58. Ainda no Uber, liguei para a empresa para confirmar a plataforma de embarque e fui informada de que seria a plataforma 33.

Enquanto meu namorado corria para a plataforma, eu fui ao guichê retirar as passagens procedimento obrigatório criado pela própria empresa. Durante a retirada, meu namorado me ligou informando que o motorista se recusou a aguardar sequer 1 minuto e saiu com o ônibus.

Importante deixar claro: eu não estava atrasada fora da rodoviária. Eu já estava dentro do terminal, realizando justamente o procedimento exigido pela empresa para embarcar.

Resultado: tivemos que pagar R$ 29,90 para remarcar as passagens para o próximo horário disponível: das 17h.

Ou seja:

* paguei R$ 31,41 de taxa de conveniência na ClickBus para uma passagem que sequer é totalmente digital;
* fui obrigada a retirar bilhete físico no guichê;
* cheguei ao terminal antes da saída efetiva;
* e ainda precisei pagar taxa de remarcação por uma situação causada pelo próprio modelo ultrapassado de atendimento da empresa.

O atendimento da Pássaro Marrom foi extremamente frustrante e desrespeitoso com o consumidor. Também abrirei reclamação contra a [ClickBus] pela falta de transparência quanto às condições específicas dessa empresa.

Já registrei protocolo junto à Pássaro Marrom solicitando o reembolso da taxa de remarcação:
Protocolo: *****

O prazo informado para resposta foi de 5 dias úteis.


O mais frustrante é perceber como a flexibilidade só funciona em um sentido. Quando o ônibus atrasa por trânsito, acidentes, problemas operacionais ou qualquer outro fator externo, o passageiro simplesmente precisa aceitar o atraso sem qualquer compensação, pedido de desculpas ou consideração pelo tempo perdido. Porém, quando o consumidor enfrenta exatamente o mesmo tipo de situação imprevisível como o trânsito caótico de São Paulo a empresa demonstra zero empatia e se recusa a aguardar sequer 1 ou 2 minutos, mesmo sabendo que eu já estava dentro da rodoviária realizando um procedimento obrigatório imposto pela própria Pássaro Marrom.

Infelizmente, por ser a única empresa que opera esse trajeto, o consumidor acaba ficando refém de um serviço com péssima experiência e atendimento muito abaixo do esperado.

Compartilhe

Resposta da empresa

29/05/2026 às 12:17

Caro cliente,

Recebemos sua manifestação e agradecemos por nos acionar, pois esse contato é fundamental para podermos analisar cada situação com a devida atenção.
Agradecemos por entrar em contato conosco e nos dar a oportunidade de esclarecer o ocorrido. Lamentamos sinceramente por todo o transtorno e pela frustração de não ter conseguido realizar a sua viagem no horário planejado. Sabemos o quanto imprevistos assim são desagradáveis.

Gostaríamos de explicar que, para garantir o respeito ao tempo de todos os passageiros que já estão a bordo e cumprir rigorosamente os horários autorizados pelos órgãos que fiscalizam o transporte, nossos motoristas precisam dar partida no momento exato programado. Infelizmente, não é possível atrasar a saída de um veículo, pois isso geraria um efeito cascata, atrasando as próximas viagens do dia e prejudicando outras pessoas.
Para garantir que tudo corra bem e evitar qualquer tipo de correria ou imprevisto, a Pássaro Marron recomenda que os passageiros cheguem à rodoviária com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário marcado para a partida. Esse período é ideal para que você possa fazer tudo com calma e total segurança, garantindo o seu embarque.
Caso queira entender melhor como funcionam as regras e prazos para alterar a sua passagem, você pode conferir todos os detalhes em nossa página explicativa: passaromarron.com.br/remarcacao-de-viagem/.

Esclarecemos também que a taxa de conveniência é um valor cobrado especificamente por sites ou aplicativos de venda de passagens de terceiros, como uma remuneração pelo serviço de praticidade que eles oferecem ao permitir a compra à distância (assim como acontece em sites de cinema ou shows). Como esse valor não é cobrado e nem recebido pela Pássaro Marron, qualquer dúvida ou solicitação sobre essa taxa deve ser tratada diretamente com a empresa onde a compra foi realizada, combinado?

Agradecemos pelo seu relato e ressaltamos que manifestações como a sua são essenciais para aprimorarmos continuamente nossos serviços.

Em nome da Empresa de Ônibus Pássaro Marron, agradecemos pela sua atenção e pela confiança em nossos canais de atendimento.

Permanecemos à disposição sempre que necessário e reforçamos que é um prazer tê-lo(a) como parte da nossa família de clientes, sendo sua presença muito importante para nós.
Atendimento: 0800 285 3047
[email protected]

Atenciosamente,
Equipe de Atendimento Pássaro Marron