Propaganda enganosa e falta de entrega em pesquisa genealógica para cidadania

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Volta Redonda - RJ

05/08/2026 às 07:09

ID: 255648091

Fiz a compra de uma pesquisa genealógica, através de um comercial de um vídeo no Instagram, e no vídeo eles prometem uma pesquisa de toda a sua árvore Genealógica, para viabilidade de cidadania portuguesa ou italiana, eu passei os relatos que havia portugueses e italianos em minha família, a Pátria acolheu meu pedido de pesquisa mediante ao pagamento efetuado por mim no valor de 399 reais, e disseram quem em 45 dias a pesquisa estaria pronta, porem o atendimento foi péssimo e muito demorado, me atenderam muito mal, e só me avisaram que não daria para concluir a pesquisa na última semana do prazo dos 45 dias, me disseram que os nomes encontrados eram muito comuns e que não daria para ligar meus avós e Bisavós ao português ou italiano antepassado meu, então me pediram uma pesquisa de certidões em inteiro teor, eu perguntei sobre as certidões que eles haviam encontrado, até porque eu não tenho nem as certidões dos meus avós, pedi acesso aos documentos encontrados e não me mostram nada, quem me garante que foi feita a pesquisa ? Não me mostram nada mesmo eu pedindo! O Atendimento foi péssimo, foi muito bom até eu fechar negócio depois que eu fechei o Pix fiz o pagamento o atendimento ficou horrível, não me pediram nenhum documento disseram que usariam meu CPF apenas para pesquisar os dados da minha família, mandei mensagem logo após a resposta negativa da empresa e estou sem resposta até hoje, estou insatisfeito quero meu dinheiro de volta, não sei se esse é o padrão da empresa mas, muita falta de respeito com os clientes, vendem um produto no Instagram e na prática não é oque eles vendem no video comercial. Demoram para responder as mensagens, me disseram que a genealogista conversaria comigo colheria as informações documentos e história da família, porém ele falou apenas uma única vez comigo dizendo que não daria para localizar meus antepassados europeus, por conta de serem nomes muito comuns, e estou até hoje sem resposta. Muita falta de respeito e não entregam oque prometem no vídeo comercial. Não indico essa empresa!

Compartilhe

Resposta da empresa

11/08/2026 às 13:14

Olá, Abraão!

Lamentamos que a experiência relatada não tenha correspondido às suas expectativas e compreendemos a sua insatisfação, especialmente diante da expectativa criada em relação à pesquisa genealógica.

A pesquisa genealógica é realizada a partir das informações disponíveis e dos dados fornecidos, e, em determinadas situações, a identificação segura do vínculo entre os registros encontrados e os antepassados da família depende da análise de documentos complementares, como certidões em inteiro teor. Essa etapa é necessária justamente para evitar associações equivocadas quando há nomes ou sobrenomes comuns.

Quanto aos documentos e informações levantados durante a pesquisa, entendemos a sua solicitação e estamos direcionando o caso ao setor responsável para que seja realizada a devida verificação e prestados os esclarecimentos pertinentes.

Também lamentamos qualquer dificuldade enfrentada durante o atendimento. Nosso objetivo é que todas as etapas sejam conduzidas com clareza e que o cliente tenha as orientações necessárias para compreender o resultado da pesquisa.

Seu caso está sendo tratado internamente, e seguiremos com as providências necessárias para apresentar um retorno adequado quanto à situação relatada.

Atenciosamente,
Kamilly Rocha.