O que aconteceu
[Editado pelo Reclame Aqui] usando nome da Performa Web Notificação [Editado pelo Reclame Aqui] com anexo malicioso
Recebi um e-mail com o título Notificação de Violação de Direitos Autorais, supostamente enviado pela agência Performa Web, contendo alegações de uso indevido de imagens, textos e materiais criativos da empresa em campanhas no Facebook.
A mensagem afirmava que eu deveria responder em até 7 dias úteis, sob risco de ação judicial por parte de um escritório chamado Almeida Associados, e continha um anexo em .docx com o nome: Conteúdo específico do anúncio que viola direitos autorais.docx.
Após investigar cuidadosamente, constatei que:
O telefone informado no e-mail (*****) não corresponde aos telefones oficiais da Performa Web (confirmados no site oficial da empresa);
O anexo em formato .docx, típico em [Editado pelo Reclame Aqui] digitais, pode conter um Cavalo de Tróia ou outro tipo de malware prática comum em [Editado pelo Reclame Aqui] que tentam infectar o computador da vítima ou [Editado pelo Reclame Aqui] informações;
O tom ameaçador e o uso de nomes genéricos e plausíveis são características tí[Editado pelo Reclame Aqui] de tentativas de phishing ou extorsão digital.
A empresa Performa Web realmente existe, é registrada com CNPJ válido, tem presença online e é certificada por grandes plataformas mas aparentemente o nome da empresa foi usado indevidamente para dar credibilidade à [Editado pelo Reclame Aqui].
Estou registrando esta reclamação para:
Alertar a empresa sobre o uso indevido de sua identidade;
Avisar outros consumidores sobre o [Editado pelo Reclame Aqui] em andamento, que pode causar prejuízos financeiros ou comprometer dados pessoais.
Peço que a Performa Web verifique e se manifeste publicamente sobre este tipo de [Editado pelo Reclame Aqui], e que oriente os consumidores sobre canais oficiais para contato em caso de dúvidas semelhantes.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Empresa prestadora de [Editado pelo Reclame Aqui] virtuais.