Erro na plataforma de licitação causa desclassificação por lance incompleto e impossibilidade de correção

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Guarapari - ES

22/12/2025 às 12:07

ID: 235560435

Em uma determinada licitação de 2025, na fase de lances fechado, estávamos digitando o valor do lance quando foi esbarrado no botão "return" do teclado, enviando o lance incompleto, com o valor de R$ 0,03. A plataforma Portal de Compras Públicas não possibilitou a correção do lance, impossibilitando a nossa empresa de fazê-lo, resultando em sua desclassificação. O portal, quando procurado por nossa empresa, informou que foi um erro de nossa parte e se isentou de qualquer responsabilidade. É importante destacar que a licitação apresentava lote único que estava sendo licitado em 2 fases, a primeira fase era de disputa aberta e a segunda de disputa fechada. Durante a disputa aberta, para cada lance, era possível corrrigir o valor dentro de um período de tempo, o que é normal. A última fase (fechada) tinha duração de 5 minutos e após inserir qualquer valor, não era possível corrigir, mesmo que o tempo não estivesse terminado. O erro de digitação da licitante foi evidente, mas o tempo ainda não havia acabado, logo, no mínimo, deveria ser possível ajustar o valor enquanto o tempo finalizasse, por questões óbvias. O Portal de Compras não deu importância a esse fato que nos desclassificou. Além disso, continuou se omitindo, pois com certeza essa falha deveria ser corrigida para futuras licitações. A anulação de uma licitação devido a problemas na plataforma é possível, e até obrigatória, se a falha técnica constituir uma ilegalidade insanável que comprometa os princípios básicos do processo licitatório, como a isonomia, a competitividade ou a publicidade. Porém, o caso foi tratado como se toda a culpa fosse da licitante, não considerando sequer uma melhoria futura. Nossa empresa passou semanas se preparando para a licitação e em segundos viu todo o esforço ruir em uma falha grave da plataforma. Certamente a plataforma não quer reconhecer o problema, pois quando procurada transferiu a culpa para a licitante. Nós como empresa licitante resolvemso deixar o relato aqui após esgotar as tentativas de contato padrão da plataforma, que continua informando que a culpa é exclusivamente nossa.

Compartilhe

Resposta da empresa

29/12/2025 às 08:12

Olá,

Agradecemos o seu contato e o relato detalhado.

Informamos que a sua manifestação foi registrada e está em processo de análise. No momento, realizaremos a apuração interna do ocorrido junto às áreas responsáveis para melhor compreensão do caso.

Assim que concluirmos a verificação, retornaremos com um posicionamento mais detalhado.


Qualquer dúvida, estamos à disposição nos nossos canais de atendimento.

Capitais, Regiões Metropolitanas e WhatsApp: 30035455
Região Sul: (48) 3771-4672 | (51) 3103-9615
Outras Regiões: 0800 730 5455

Se você vende ou pretende vender ao governo e quer falar com a gente, envie um email para: [email protected]

De segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 18h (horário de Brasília).

Portal de Compras Públicas
Fazer simples transforma!
www.portaldecompraspublicas.com.br

Réplica do consumidor

30/12/2025 às 13:47

Fico no aguardo de uma resposta adequada do Portal, pois esse erro vai continuar lesando inúmeros licitantes na plataforma se não for corrigido.

Réplica do consumidor

19/03/2026 às 12:08

Continuo aguardando um posicionamento. Mas eu já imaginava que seriam evasivos. O portal não quer assumir o erro. Está esperando baixar a poeira. Não tem coragem de responder.

Consideração final do consumidor

19/03/2026 às 12:19

Reclamei aqui como um último recurso amigável, pois já havia entrado em contato pelos meios formais da empresa. E a resposta da empresa foi para entrar em contato pelos meios oficiais. Então, está claro para mim o descaso e a omissão. Possivelmente teremos que ir para vias de fato.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0