Demora excessiva e falta de transparência na análise de carta de crédito de consórcio

Não resolvido
Americana - SP
28/08/2026 às 08:28
ID: 257604407
Sou o proprietário do imóvel escolhido pelo consorciado para aquisição por meio de carta de crédito de consórcio administrado pela Porto Seguro. A documentação necessária para utilização da carta de crédito foi apresentada em 08/05/2026 e, desde então, o processo vem sendo conduzido de forma extremamente morosa e sem transparência.
Já estamos nesse processo há praticamente quatro meses e, até o momento, a análise não foi concluída. Além da demora excessiva, durante o andamento do processo são solicitados documentos que já foram anteriormente enviados, o que demonstra falta de organização e de controle na condução da análise.
Após cada documento encaminhado, novas exigências são apresentadas, sem que tenha sido disponibilizada, desde o início, uma relação completa das pendências necessárias para a conclusão do processo. Em diversos momentos, documentos já apresentados são novamente solicitados, fazendo com que o processo se prolongue ainda mais.
Até o momento, a única informação fornecida é de que o processo permanece em análise, sem prazo definido para conclusão, sem retorno efetivo e sem indicação objetiva e definitiva das eventuais pendências.
Essa situação está causando prejuízos diretamente a mim, na condição de proprietário do imóvel, uma vez que a negociação permanece indefinida exclusivamente em razão da demora na análise e na liberação da carta de crédito. O imóvel está negociado e, diante da ausência de uma previsão concreta para conclusão do processo, existe o risco de a venda não ser concretizada, causando transtornos e prejuízos para ambas as partes.
Considero inadmissível que um processo dessa natureza esteja se aproximando de quatro meses sem uma conclusão, especialmente quando, além da demora, documentos já enviados continuam sendo solicitados novamente e novas exigências surgem ao longo do processo.
Diante disso, solicito a apuração da atuação da administradora neste caso e uma resposta formal contendo a relação completa e definitiva de eventuais pendências, esclarecendo inclusive quais documentos ainda são efetivamente necessários, considerando que alguns já foram enviados anteriormente.
Solicito também uma justificativa para a demora de praticamente quatro meses e a definição de um prazo objetivo para conclusão da análise e liberação da carta de crédito, caso não exista qualquer impedimento legal ou contratual para a operação.
Ressalto que a demora da administradora está colocando em risco a concretização da venda do imóvel e gerando prejuízos ao proprietário, razão pela qual solicito tratamento urgente para a situação.
Contrato: 1001294615
Compartilhe
Resposta da empresa
31/08/2026 às 09:07
Olá, Isabella!
Espero que esteja bem.
Após análise da sua reclamação, verificamos que não há cota vinculada ao seu CPF. Como você informou que eu sou o proprietário do imóvel escolhido pelo consorciado para aquisição por meio de carta de crédito de consórcio administrado pela Porto Seguro. , para que possamos dar continuidade à tratativa, precisamos que o próprio titular oficial do contrato entre em contato conosco por meio dos nossos canais oficiais.
Reforçamos que essa ação visa garantir a segurança das informações em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), uma vez que dados contratuais e financeiros só podem ser tratados e compartilhados diretamente com o titular da cota.
Permanecemos à disposição do titular em nossos canais de atendimento
Atenciosamente,
Sac Porto Bank Consórcio
Central de Relacionamento: (11) 3366-3006 / 0800 721 3006
www.portoseguro.com.br
Consideração final do consumidor
03/09/2026 às 15:36
Nada foi resolvido
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0