Liberação FGTS atrelada a contratação de "agente financeiro"

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

04/05/2026 às 10:38

ID: 247622039

A Porto Seguro condiciona o uso do FGTS para abatimento de saldo devedor, a contratação de um "agente financeiro".

Esse agente financeiro cobra taxas altíssimas para liberar o FGTS.

A Porto não é transparente no ato da contratação do consórcio e não explica isso.

Compartilhe

Resposta da empresa

06/05/2026 às 19:15

Olá Danilo,

Compreendemos sua insatisfação em relação às taxas mencionadas para a utilização do FGTS e agradecemos por compartilhar sua percepção conosco. O seu feedback é fundamental para que possamos aprimorar nossa transparência e comunicação.

Gostaríamos de esclarecer que, conforme as normas do Manual de Moradia da Caixa Econômica Federal (agente operador do FGTS), a utilização do fundo para amortização ou liquidação de saldo devedor em consórcios imobiliários exige a intermediação de um agente financeiro habilitado. Esse profissional é responsável por toda a análise documental, conformidade jurídica e operacionalização junto ao órgão competente, garantindo que o processo ocorra com segurança e dentro da legalidade.

A Porto Bank busca sempre oferecer parceiros que agilizem essa jornada, porém, prezamos pela clareza em todas as etapas. Lamentamos se essa informação não ficou evidente no momento da sua contratação e vamos levar seu relato para nossas áreas de qualidade.

Estamos à disposição para analisar o seu caso específico e verificar como podemos auxiliá-lo da melhor forma possível neste processo de liberação.

Nossa parceria é baseada na confiança e queremos garantir que você tenha a melhor experiência com a gente.

Um abraço,

Equipe Porto Bank

Réplica do consumidor

06/05/2026 às 23:31

O Manual do FGTS determina a obrigatoriedade de contratação de empresa terceira pelo consorciado, ou essa é apenas uma política operacional da Porto Seguro Consórcios?

Caso seja obrigatório, por favor me envie a cláusula exata que fala isso dentro do Manual da Caixa Econômica Federal por gentileza?

Li o Manual algumas vezes e a informação que vocês me passaram não está alinhada com o Manual da CEF, portanto gostaria de entender em qual cláusulas vocês se basearam.

No aguardo e obrigado!

Consideração final do consumidor

31/05/2026 às 23:56

Obrigado

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8