Não respondida

Risco de vida e omissão de resgate

Pousada Vista Turquesa

cidade: Rio de Janeiro

O que aconteceu

Fiz uma reserva na pousada para hospedagem dos dias 25 a 28 de novembro. No checkin a pousada enviou opções de passeios e se colocou à disposição para agendar o passeio. Fizemos a opção do passeio de lancha pelas praias de arraial e a pousada nos passou o contato de uma empresa pelo WhatsApp.

Na abordagem inicial, foi solicitado um sinal para reserva do passeio e a informação de que a lancha sairia de Cabo Frio.

No embarque em Cabo Frio, o marinheiro não disponibilizou coletes salva vidas, eu perguntei se havia coletes na embarcação mas eles não foram disponibilizados pelo marinheiro. No início do passeio o marinheiro fez uma piada dizendo que era a primeira vez dele no barco, que ele trabalhava como Uber, e logo iniciou o momento mais desesperador da minha vida.

Na travessia Cabo Frio - Arraial o barco parou por duas vezes em alto mar, até que o marinheiro constatou algo estranho na lancha.

Estava entrando água pelo motor, ele pegou uma sacola de mercado que havíamos levado com comidas e bebidas para escoar a água, deixando o barco a deriva. Meu marido precisou assumir o comando da lancha enquanto o marinheiro escoava a água, mas o motor falhava repetidas vezes. Eles revezavam entre escoar a água e ligar o motor. Abri o banco da lancha em busca de colete salva vidas.

O marinheiro se recusou a usar o rádio para pedir resgate. Se recusou a pedir resgate a um barco pesqueiro.

Usei o apito do colete mas não conseguiriam me escutar.

Um tempo depois, pegou o próprio celular e solicitou ajuda informando que o barco iria afundar. Pediu para que eu e meu filho sentássemos na proa do barco, com intenção de colocar contra peso, para que a lancha não naufragasse.

Meu filho de 7 anos estava em pânico na lancha, achando que iria morrer.

Meu marido solucionou o problema da água que entrava pelo motor através de um botão mecânico para fazer o escoamento da água até a gente conseguir atingir um nível de água que pudéssemos sair do barco em segurança.

Chegando na pousada, pedi para falar com o dono que sequer se apresentou. Fiz a reclamação com a recepção e fomos atendidos por uma pessoa que se apresentou como gerente, que nos ofereceu um drink.

Solicitei pelo mesmo meio de contato (WhatsApp) que a pousada fez a oferta dos passeios e o nome da empresa indicada.

A pousada repassou o mesmo contato inicial e pediu para que eu buscasse as informações que estava solicitando diretamente com o marinheiro que colocou a minha vida e a da minha família em risco, alegando ser aquele o único contato que eles teriam da empresa.

Ratifico que o marinheiro indicado pela empresa apresentou completa incompetência em realizar o passeio e se opôs por duas vezes a pedir resgate, causando pânico e trauma na tripulação e em uma criança de apenas 7 anos.

Enquanto isso, a pousada Vista Grega segue ignorando o meu pedido de informações sobre a empresa indicada.