PREVI: Inconsistências de informações IRPF 2026 com a Receita Federal e falta de retorno.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

22/05/2026 às 11:46

ID: 249389299

Venho manifestar minha total insatisfação e solicitar imediatas providências por parte da PREVI para solucionar inconsistências de informações junto à Receita Federal, relativas ao IRPF 2026.

Preenchi corretamente a declaração de IRPF 2026, com base no documento fornecido pela Previ. Ao consultar o status da declaração, a Receita Federal aponta inconsistências nos rendimentos recebidos de pessoa jurídica pelo titular, com divergências encontradas entre os rendimentos informados pela Previ à Receita.

Reitero que a declaração foi preenchida corretamente e todos os dados checados minuciosamente.

Por meio do app e site da Previ, enviei várias mensagens solicitando que a Previ contatasse a Receita para resolver a questão. Infelizmente, tal fato não ocorreu, pois continuo na malha fiscal! Sequer a Previ retornou alguma mensagem em respostas às minhas indagações/solicitações!!! Considero um descaso da Previ.

Tenho direito à restituição do imposto de renda 2026 e estou sendo bastante prejudicado pela falta de providências da Previ em solucionar essas inconsistências junto à Receita Federal.

Diante desses fatos, venho, mais uma vez, solicitar providências para que sejam sanadas, com a máxima urgência, as inconsistências junto à Receita Federal.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/05/2026 às 17:39

Prezado Sr. João,

Ao tempo que lamentamos os transtornos causados, informamos que sua demanda foi acolhida pela Ouvidoria, sob o protocolo *****, e a resposta foi enviada para seu e-mail de cadastro agora há pouco.

Atenciosamente,

Previ - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil

Consideração final do consumidor

22/05/2026 às 18:00

Foi necessário registrar uma reclamação para que eu tivesse uma resposta às minhas indagações, ainda que esta seja de forma genérica e não conclusiva sobre a solução das inconsistências entre as informações da Previ e da Receita Federal.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

5