Respondida

Erro de atendente da farmácia na quantidade do medicamento invalidou receita

Principium Farmácia de Manipulação

cidade: Rio de Janeiro

O que aconteceu

Me chamo Elisandra Ferrett, faço uso de Doxepina 6mg há 2 anos e sempre realizo a compra na farmácia através do WhatsApp, nunca tive problema, até mês passado. Fiz o pedido como de costume, enviei a receita com posologia para 60 dias, realizei o pagamento e quando chegou, para minha surpresa, a atendente solicitou apenas para 30 dias, essa medicação é de uso contínuo pois trato depressão, ansiedade e TDAH, não posso ficar sem medicamento e por um erro do estabelecimento, minha receita foi invalidada. Agora minha psiquiatra está em um congresso e eu sem medicamento. Me sinto frustrada e chateada, tentei resolver via WhatsApp com o gerente, mas não obtive sucesso.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Principium Farmácia de Manipulação respondeu

    19/08/2026 às 15:31

    Olá, Elisandra!

    Sentimos muito por toda a frustração e pelo transtorno ocasionado nessa situação. Entendemos a sua preocupação, principalmente por se tratar de uma medicação de uso contínuo.

    Gostaríamos, porém, de esclarecer o ocorrido. A receita apresentada é uma receita de controle especial e, nesses casos, precisamos seguir rigorosamente as informações descritas na prescrição, em conformidade com as exigências dos órgãos competentes. Durante a conferência farmacêutica, identificamos que a quantidade prescrita na receita apresentada não indicava 60 cápsulas, mas sim 30 cápsulas.

    Inclusive, ao analisarmos as receitas anteriores, foi possível observar que, quando a médica prescreveu 60 cápsulas, o número 60 estava claramente identificado. Nesta receita, a escrita da quantidade apresentava características diferentes, além de o próprio 6 presente na dosagem de 6 mg possuir uma grafia distinta daquela utilizada na quantidade, o que reforçou a necessidade de seguirmos exatamente o que estava legível na prescrição atual.

    Compreendemos que em outras oportunidades tenha sido realizada a quantidade correspondente a dois meses de tratamento. No entanto, por se tratar de uma receita de controle especial, toda prescrição passa por uma conferência criteriosa e não podemos utilizar como referência o que foi dispensado anteriormente quando a receita atual apresenta uma informação diferente. A dispensação precisa corresponder ao que está efetivamente prescrito no documento apresentado.

    Também verificamos que, antes da finalização do pedido, o orçamento enviado pela atendente informava o valor correspondente a 30 cápsulas, e o pedido teve continuidade após o envio dessas informações.

    Lamentamos sinceramente o transtorno e compreendemos a sua insatisfação. No entanto, neste caso, infelizmente não temos como realizar a complementação das cápsulas ou dispensar uma quantidade diferente daquela indicada na receita apresentada, pois estaríamos contrariando as exigências aplicáveis às receitas de controle especial.