Cancelamento unilateral de plano de saúde durante tratamento médico em andamento.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Rio das Ostras - RJ

09/09/2026 às 14:29

ID: 258588301


Estou registrando esta reclamação diante do cancelamento unilateral do meu plano de saúde pela PROASA, mesmo estando atualmente em tratamentos médicos que necessitam de acompanhamento e continuidade assistencial.

Em **29/04/2026**, fui submetida a uma cirurgia bariátrica e, desde então, permaneço em acompanhamento médico relacionado ao procedimento e ao período pós-operatório.

Além disso, também estou realizando tratamento psiquiátrico e psicológico continuado, com acompanhamento médico e uso de medicação, de modo que não se trata de consultas isoladas ou tratamentos futuros, mas de cuidados de saúde que já estão em andamento.

Fui comunicada sobre o encerramento do meu plano justamente durante esse período de tratamento.

Diante disso, em **02/09/2026**, encaminhei uma notificação formal à Ouvidoria da PROASA, registrada sob o **Ticket n *****1196**, solicitando a reconsideração do cancelamento e a manutenção da cobertura assistencial. Também solicitei expressamente que, caso a operadora mantivesse a rescisão, fossem assegurados os cuidados assistenciais relacionados aos tratamentos em curso, conforme o entendimento estabelecido pelo **Tema 1082 do STJ**.

Na própria manifestação, deixei registrada minha disposição de continuar pagando regularmente as mensalidades e contraprestações devidas.

O que estou buscando é algo bastante simples: **não ter meu tratamento interrompido por causa do encerramento do contrato enquanto ainda estou em acompanhamento médico.**

Solicito à PROASA:

1. A reconsideração do cancelamento unilateral do plano;
2. A manutenção da minha cobertura assistencial;
3. A garantia de continuidade dos tratamentos médicos que já estão em andamento;
4. Caso o cancelamento seja mantido, que sejam assegurados os cuidados assistenciais relacionados aos tratamentos em curso até a efetiva alta médica, observados os requisitos do Tema 1082 do STJ;
5. Uma resposta formal, clara e fundamentada sobre a aplicação desse entendimento ao meu caso.

Não considero razoável que uma beneficiária seja deixada sem assistência justamente quando está realizando acompanhamento pós-operatório e tratamento médico continuado.

Já procurei a própria Ouvidoria da empresa para tentar resolver a situação administrativamente. Agora recorro ao Reclame Aqui para obter uma solução efetiva e evitar a interrupção dos meus tratamentos.

**Aguardo posicionamento formal da PROASA e a garantia de continuidade da minha assistência médica.**

Compartilhe