Não respondida

Reduziram meu limite de crédito após investimento e não aplicaram o Limite Extra

Procon BH

cidade: Rio de Janeiro

O que aconteceu

**Assunto: Reclamação formal Redução de limite de crédito e descontinuidade do Limite Extra**

Prezados,

Venho, por meio desta, registrar **reclamação formal** em razão da redução do limite de crédito disponibilizado em meu cartão após a realização de um investimento no valor de **R$ 480,00**, realizado especificamente com a finalidade de utilização da funcionalidade de aumento de limite disponibilizada pelo Banco Inter.

Antes da realização do investimento, meu cartão apresentava **R$ 257,00 de crédito disponível**. Após realizar o investimento de **R$ 480,00**, o crédito disponibilizado passou para **R$ 394,00**, valor que, ao meu entendimento, não corresponde ao benefício anunciado, considerando a funcionalidade de acréscimo de 10% vinculada ao investimento.

Ocorre que o próprio Banco Inter comunicou aos clientes, por e-mail, que a **descontinuidade da funcionalidade Limite Extra ocorrerá somente em 13/10/2026**. Portanto, considerando a informação oficialmente divulgada pelo próprio banco, questiono a razão pela qual a funcionalidade já não estaria sendo aplicada ou por que houve redução do valor de crédito disponibilizado antes da data informada para sua descontinuidade.

Ressalto que **realizei o investimento de R$ 480,00 confiando nas condições da funcionalidade vigente e nas informações disponibilizadas pelo próprio Banco Inter**. Não considero razoável que o banco altere, reduza ou deixe de aplicar o benefício antes da data de descontinuidade comunicada aos clientes, sem apresentar justificativa clara, transparente e compatível com as condições anteriormente informadas.

Busquei solucionar a questão diretamente pelos canais de atendimento do Banco Inter, por meio do **chat**, tendo sido atendida tanto por atendente quanto por especialista. Entretanto, não obtive uma solução efetiva para o problema. A única justificativa apresentada foi de que **a funcionalidade do acréscimo de 10% não está funcionando**, resposta que não esclarece a razão da redução do limite nem soluciona o prejuízo decorrente da situação.

Diante disso, solicito formalmente:

1. **A análise detalhada do meu caso**, incluindo o histórico do limite disponível antes e depois do investimento de R$ 480,00;

2. A apresentação dos **critérios utilizados pelo banco para disponibilizar o limite de R$ 394,00**;

3. A explicação formal sobre por que o acréscimo previsto na funcionalidade não foi aplicado, considerando que a descontinuidade foi comunicada para ocorrer somente em **13/10/2026**;

4. A informação clara sobre quais eram as condições da funcionalidade na data em que realizei o investimento;

5. Caso seja constatado que houve redução ou não aplicação indevida do benefício, **a imediata regularização do limite e/ou a reparação correspondente**;

6. O fornecimento do **protocolo e da resposta formal desta reclamação**, para fins de registro.

Esclareço que esta manifestação tem por objetivo buscar inicialmente uma solução administrativa. Entretanto, caso não haja uma solução satisfatória, **reservo-me o direito de registrar reclamação junto aos órgãos competentes de proteção e defesa do consumidor, inclusive Banco Central e Procon, bem como de buscar as medidas judiciais cabíveis**, caso seja necessário para resguardar meus direitos como consumidora.

Solicito, portanto, que o Banco Inter reavalie o caso e apresente uma resposta objetiva, fundamentada e documentada, especialmente considerando que a própria instituição informou aos clientes que a funcionalidade somente seria descontinuada em **13/10/2026**.

Atenciosamente,

*********

Data: 19/08/2026

**Protocolos de atendimento:Retorno do Protocolo *****