Falhas recorrentes no sistema ECNH, com problemas na captura de biometria e lançamento de resultados, impactando a credibilidade e gerando insatisfação devido a taxas elevadas e canais de atendimento ineficazes.

Respondida
Santo André - SP
30/04/2026 às 20:47
ID: 247431025
O ECNH tem apresentado diversas falhas, todos os dias em que uso a plataforma, ela não tem capturado a biometria de forma correta, ao lançar os resultados dos candidatos, também acontece falhas. Aconteceu de um candidato ter a biometria coletada, o sistema caiu e simplesmente a biometria dele não foi reconhecida, tendo que fazer ele voltar outro dia pra conseguir coletar. Situação extremamente desconfortável e que retira a nossa credibilidade, devido a um sistema que não está cumprindo com o objetivo. A gente é obrigado a pagar taxas altas por esse serviço que não funciona. Gostaria de saber como vamos resolver essa situação toda vez que o sistema falha? haverá desconto nas faturas?
Encaminharam um site pra fazer essa reclamação que não funciona e o email que colocaram lá pra enviar também não funciona
Compartilhe
Resposta da empresa
18/05/2026 às 14:55
Prezado Sr. Diego,
Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas pelos transtornos causados.
A PRODESP tem acompanhado cada uma das manifestações registradas pelos usuários do sistema e reafirma seu compromisso com a transparência, a estabilidade dos serviços e a melhoria contínua do atendimento.
Realizado contato com o cidadão, que informou que, desde o mês de abril, o Sistema e-CNH apresenta de forma intermitente o erro "Houve um erro durante a extração" ao realizar a checagem da biometria. Entretanto, após alguns minutos, consegue efetuar checagem a biométrica e cadastrar o exame.
Efetuado verificação no equipamento sendo constatado que o Java estava desatualizado. Foi desinstalada a versão antiga e instalada a nova versão. Após novos testes realizados junto ao cidadão, o mesmo informou que o incidente foi normalizado.
Orientado que não é efetuado desconto nos boletos devido a falhas de acesso ao sistema.
As equipes técnicas seguem atuando, ininterruptamente, para garantir o atendimento às solicitações registradas pelos usuários.
A Companhia permanece à disposição para prestar os esclarecimentos necessários, e mais uma vez, lamenta qualquer transtorno causado.
Agradecemos a sua colaboração e colocamo-nos à disposição sempre que desejar falar conosco.
Atenciosamente,
Ouvidoria Prodesp
Temos dois convites imperdíveis para você:
Participe do Conselho de Usuários
Se quiser se envolver ainda mais, inscreva-se como conselheiro(a) voluntário(a) e ajude a transformar os serviços públicos por meio de pesquisas e sugestões. A participação é online e voluntária.
Acesse o link: https://www.prodesp.sp.gov.br/transparencia/conselho-de-usuarios
Responda à pesquisa de satisfação
Sua participação nos ajuda a avaliar e melhorar a qualidade do atendimento prestado.
Contamos com sua colaboração para construir serviços públicos mais eficientes e próximos da população!