Encerramento de curso preparatório sem transição para nova certificação ANBIMA

Resolvido
Piraquara - PR
17/08/2026 às 16:20
ID: 256681883
Em outubro de 2025, comprei o curso preparatório para CPA-20 e CEA do professor Lucas Silva, incluindo o Seguro Aprovação, conforme previsto na oferta/contrato.
Na época da contratação, não fui informada de forma clara e ostensiva de que, diante da mudança das certificações da ANBIMA, o curso seria encerrado sem a disponibilização de uma solução equivalente para a continuidade dos estudos.
A situação se tornou ainda mais problemática porque as certificações CPA-20 e CEA passaram por mudança de modelo em 2026. A própria ANBIMA estabeleceu regras de transição das certificações antigas para CPA, C-Pro R e C-Pro I. (ANBIMA)
O que questiono aqui não é a mudança feita pela ANBIMA, mas a forma como a empresa está tratando o consumidor que comprou o curso antes da transição, contratou o Seguro Aprovação e continua pagando pelo produto.
Meu curso foi encerrado e, até o momento, não foi disponibilizada a transição/adequação correspondente, nem uma solução compatível com a finalidade pela qual o curso foi contratado.
Considerando que o CDC garante ao consumidor informação clara e adequada e estabelece que a oferta realizada pelo fornecedor deve ser cumprida, solicito uma solução efetiva para o problema.
O que eu quero:
1. A disponibilização do curso atualizado/transicionado para a nova estrutura de certificações da ANBIMA, sem cobrança adicional;
2. O cumprimento integral do Seguro Aprovação, conforme contratado;
3. A manutenção do meu acesso ao conteúdo necessário para a certificação correspondente;
4. Caso a empresa não consiga cumprir a oferta, que seja feita a rescisão sem penalidade, com suspensão das cobranças futuras e restituição dos valores correspondentes ao serviço não prestado.
Ressalto que continuo pagando pelo curso, mesmo após o encerramento do acesso/serviço, o que torna a situação ainda mais injustificável.
Gostaria que a empresa apresentasse publicamente uma solução concreta e informasse, inclusive, qual cláusula do contrato permite encerrar o curso e deixar de oferecer uma alternativa diante da transição das certificações, apesar da existência do Seguro Aprovação.
Aguardo uma solução definitiva, e não apenas uma resposta genérica de atendimento.
Obs: Só não coloquei fotos do contrato do curso porque tiraram até isso do meu acesso.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/08/2026 às 14:41
Olá, Débora!
Entendemos sua insatisfação e agradecemos pela oportunidade de esclarecer a situação.
Conforme conversamos pelo WhatsApp, quando sua contratação foi realizada, em outubro de 2025, as certificações CPA-20 e CEA ainda estavam vigentes. O Seguro Aprovação estava vinculado à continuidade dessas certificações e, portanto, não previa a manutenção do acesso caso a ANBIMA descontinuasse esse modelo e implementasse uma nova estrutura de certificações, com novos nomes, novos conteúdos e formatos de prova.
A mudança foi realizada pela própria ANBIMA e, ao longo de 2025, a LS Educação comunicou os alunos sobre a transição. Com a atualização das certificações, disponibilizamos também uma condição especial de migração para os novos cursos, justamente para apoiar os alunos que já faziam parte da nossa escola.
Ficamos felizes por termos conseguido esclarecer a situação diretamente com você pelo WhatsApp e, principalmente, por termos encontrado uma solução para que você continue sua preparação conosco.
Seguimos à disposição para ajudá-la no que precisar!
Consideração final do consumidor
20/08/2026 às 11:49
Resolvido
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10