Material de estudo para CPA não condiz com a prova, resultando em reprovação.

Respondida
Americana - SP
25/08/2026 às 21:41
ID: 257390413
Recentemente realizei a prova da CPA após adquirir o material de estudos do Lucas Silva. Estudei de forma constante durante aproximadamente 3 meses e, durante todo esse período, utilizei principalmente os simulados disponibilizados no curso para avaliar minha preparação.
Nos simulados, eu costumava alcançar mais de 90% de acertos, o que me passou a segurança de que estava bem preparada para a prova. Porém, ao realizar o exame, encontrei uma realidade completamente diferente: as questões da prova eram muito mais complexas, completas e difíceis do que as apresentadas nos simulados do material.
Como resultado, acertei apenas 30 das 50 questões e fui reprovada. Além da frustração de todo o tempo dedicado aos estudos, tive também o prejuízo financeiro tanto com a compra do curso quanto com a taxa da prova.
Ao pesquisar posteriormente aqui no Reclame Aqui, encontrei reclamações semelhantes e respostas informando que o material estava sendo atualizado e adequado à nova certificação de 2026. Porém, essas respostas são de março de 2026 e já estamos praticamente em setembro, e o material que adquiri continua apresentando conteúdos e simulados que, na minha experiência, não refletem adequadamente o nível de dificuldade da prova atual.
Se eu tivesse encontrado essas reclamações antes da compra, provavelmente não teria adquirido o curso.
Como já investi no material e preciso continuar minha preparação, solicito que o conteúdo e, principalmente, os simulados sejam atualizados o quanto antes, de forma realmente compatível com a CPA 2026 e com o nível de complexidade encontrado na prova oficial.
Espero também um posicionamento da empresa sobre o ocorrido e sobre quais medidas serão tomadas para atualizar o material e garantir que os alunos que já adquiriram o curso tenham acesso a uma preparação adequada para conseguir a aprovação.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/08/2026 às 13:01
Olá Rafaela, estamos tentando contato com você pelo WhatsApp desde o dia 26/08, mas ainda não tivemos retorno. Por isso, estamos passando por aqui para te responder e deixar tudo esclarecido!
O nosso curso para CPA é 100% atualizado e alinhado ao modelo cobrado pela ANBIMA. Hoje, nosso índice de aprovação nessa prova é de mais de 90%, com dezenas de alunos conquistando a certificação todos os meses usando nossas aulas e materiais.
Com as mudanças recentes da ANBIMA, o nível de dificuldade aumentou e não existe mais aquele antigo "banco fixo de questões" para memorizar. Agora, as questões são inéditas e cobram o entendimento prático do conteúdo nas agencias. Por isso, o Prof. Lucas sempre reforça: os simulados servem para fixar e revisar, mas o segredo da aprovação está em dominar a teoria e os conceitos vistos nas aulas.
Para acompanhar essa evolução, trouxemos um profissional especialista nos exames da ANBIMA só para atualizar nosso banco de questões continuamente, deixando as simulações cada vez mais próximas da realidade da prova. Inclusive, relatos de alunos são sempre repassados ao nosso time pedagógico para aprimorar ainda mais a plataforma.
Sabemos que um resultado negativo é frustrante, mas seguimos totalmente à disposição para te apoiar com estratégias de estudo e dúvidas de conteúdo para a sua próxima tentativa!