Empresa SETA [Editado pelo Reclame Aqui] adolescente com [Editado pelo Reclame Aqui] promessa de emprego e cobra por curso

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Canoas - RS

22/08/2026 às 14:16

ID: 257123913

Quero deixar registrada a minha indignação com a experiência que tivemos com a empresa SETA.

Minha filha, de apenas 15 anos, recebeu um contato referente ao currículo dela para uma suposta avaliação e indicação para uma oportunidade de emprego. Como mãe, fiquei muito feliz e fui com ela acreditando que seria uma oportunidade para sua primeira experiência profissional.

Saímos de Canoas e fomos até Porto Alegre, eu inclusive com meu filho pequeno no colo, acreditando que minha filha participaria de uma avaliação profissional. Ao chegarmos, fomos informadas de que era necessário pagar uma taxa de R$ 20,00 para um suposto treinamento preparatório.

Depois disso, fomos encaminhadas para uma segunda etapa que, na nossa experiência, acabou sendo muito diferente do que havíamos entendido inicialmente. Em vez de uma entrevista de emprego propriamente dita, fomos abordadas para a venda de um curso de informática.

O que mais me deixou indignada, porém, foi a forma como minha filha foi tratada. Ela tem apenas 15 anos e estava participando da sua PRIMEIRA entrevista de emprego. Em vez de receber orientação, incentivo e respeito, ouviu de um rapaz que, por ter essa idade e não possuir qualificação, provavelmente iria trabalhar como empacotadora de mercado. Isso foi extremamente constrangedor e desnecessário.

Minha filha saiu de lá frustrada, justamente em uma experiência que deveria servir para incentivá-la a buscar sua primeira oportunidade profissional.

Não sou contra cursos e muito menos contra empresas que trabalham com qualificação. O que questiono é a forma como tudo foi apresentado, criando uma expectativa de oportunidade de emprego e, ao final, direcionando a situação para a venda de um curso.

Adolescentes que estão procurando a primeira oportunidade precisam de incentivo, respeito e orientação, e não de serem diminuídos por ainda não terem experiência profissional. Afinal, como alguém pode exigir qualificação de um jovem de 15 anos que está justamente tentando conseguir sua PRIMEIRA oportunidade?

Deixo aqui o meu relato para que outras famílias tenham conhecimento da experiência que tivemos e possam avaliar muito bem antes de levar seus filhos a esse tipo de processo.

Para nós, infelizmente, foi uma experiência frustrante e decepcionante.

Compartilhe

Resposta da empresa

26/08/2026 às 09:11

Prezada Patricia Ayres,

A empresa lamenta que a experiência relatada tenha gerado frustração e esclarece que o atendimento realizado fazia parte do processo de avaliação e orientação profissional promovido pela empresa, não se tratando de uma garantia ou promessa de contratação.

O objetivo do processo é justamente apresentar aos jovens orientações relacionadas à preparação profissional e à qualificação, incluindo informações sobre cursos que podem contribuir para o desenvolvimento de competências importantes para o ingresso no mercado de trabalho.

Quanto ao atendimento mencionado, a empresa não compactua com qualquer abordagem que possa constranger, desestimular ou diminuir um jovem em razão de sua idade ou de sua falta de experiência profissional. O propósito do trabalho é justamente orientar e incentivar os participantes em sua preparação para o mercado de trabalho.

Lamentamos que a responsável e sua filha tenham interpretado a experiência dessa forma e registramos o relato para que a situação seja devidamente considerada e avaliada internamente.

Reforçamos nosso compromisso com um atendimento respeitoso, transparente e adequado, especialmente quando se trata de jovens em busca de sua primeira experiência profissional.

Permanecemos à disposição para esclarecimentos.

Equipe Ennet