Conduta Abusiva e Promessa de Contemplação de Consórcio não Cumprida pela Reallize e Alpha

Não respondida
Itabuna - BA
27/05/2026 às 18:39
ID: 249872995
Reclamação direcionada à Reallize Assessoria e Consórcio por conduta abusiva de sua representante autorizada, a Reallize (Salvador/BA).
Após intenso contato à distância motivado por anúncio na OLX, a preposta da Reallize garantiu que o negócio era seguro e que eu poderia viajar para Salvador que "daria tudo certo". No dia *****, desloquei-me de Itabuna/BA até a sede da Reallize. Presencialmente, a funcionária tentou um financiamento pela BV que foi recusado. Imediatamente, apresentou o consórcio da Alpha como solução, afirmando categoricamente que a entrega do carro ocorreria entre 3 e 7 dias. Confiando na promessa, investi minhas economias para trabalhar como motorista de aplicativo.
No final, a funcionária me instruiu a gravar um áudio/vídeo e confirmar em ligação da administradora que "não havia promessa de contemplação", alegando ser mera burocracia padrão para liberar o veículo rápido. Fui induzido ao erro e manipulado, coagido pela assimetria de informações e pela boa-fé.
A alegação da Administradora de que "não sabia da promessa" devido às gravações não prospera. O Judiciário e os Procons reconhecem o vício de consentimento nessas checagens, onde o cliente é instruído a mentir sob a [Editado pelo Reclame Aqui] promessa de obter o bem. Minha real intenção de compra imediata é provada pelo deslocamento de Itabuna e permanência na capital.
O prazo de 7 dias expirou e o carro não foi entregue. Minha permanência em Salvador até ***** ocorreu por orientação expressa da funcionária, afirmando que eu deveria aguardar pois a liberação estaria garantida na próxima assembleia. Isso gerou gastos imprevistos com múltiplas passagens para mim e minha esposa. As parcelas ainda superaram o simulado, tornando o contrato insustentável.
Ao desistir do consórcio por ter sido ludibriado, a postura da vendedora mudou drasticamente para a hostilidade e descaso. O cancelamento foi processado no dia ***** às *****, sob o protocolo n *****. Contudo, a Alpha pretende reter 20% do meu saldo. Como a administradora responde solidariamente pelos atos de seus prepostos (Art. 7 e 34 do CDC), e a rescisão foi por culpa exclusiva da empresa, a retenção é ilegal.