Decepção com a condução do atendimento: desprezo por consumidor que agiu com boa-fé, documentação e paciência

Não respondida
Governador Valadares - MG
29/07/2025 às 01:21
ID: 223211915
Em março de 2025, fiz o pedido #***** no site da Relva Verde, empresa que até então confiava e admirava. Desde o início, a experiência revelou falhas importantes: que se agravaram até culminar numa total frustração com a forma como fui tratado, mesmo sendo um consumidor extremamente meticuloso, educado e comprometido em relatar tudo com precisão!
1. Falta de comunicação no envio
Realizei o pedido em 13/03/25. No dia 14, recebi um e-mail automático dizendo que ele estava em separação. Dias se passaram sem qualquer atualização. Apenas ao acessar manualmente o site em 18/03, descobri que o pedido havia sido postado no dia 17. Não recebi nenhum e-mail com o código de rastreio.
Relatei o problema em um e-mail respeitoso e detalhado. Recebi como resposta apenas o código de rastreio, sem nenhuma explicação sobre o porquê da falha na comunicação, mesmo após minha insistência em obter uma resposta sobre isso. Essa falha simples poderia ter comprometido a entrega, caso eu não tivesse tomado a iniciativa.
2. Inseto encontrado na mistura pronta: documentado no mesmo dia
No dia 26/03/25, iniciei o preparo da minha mistura artesanal de cereais, grãos e superalimentos, produzida com extremo cuidado, sendo esse pedido da Relva Verde a base dos ingredientes. No dia seguinte, 27/03, ao abrir uma das vasilhas já prontas para o consumo, me deparei com um inseto vivo saindo de dentro da mistura.
Fotografei imediatamente o ocorrido, com arquivos datados e com metadados completos (data, hora, dispositivo), além de fotos das embalagens, rótulos, lotes e validade dos produtos usados. Tudo devidamente arquivado.
Devido a questões de saúde, apenas em julho consegui retomar o acompanhamento do caso, e então respondi ao e-mail da empresa no dia 24/07/25, às 4h22 da madrugada, com toda a documentação solicitada e sem qualquer tom ofensivo.
Mesmo assim, a empresa simplesmente me respondeu citando o prazo de 30 dias para reclamações e me repassou orientações genéricas sobre armazenamento (as quais, inclusive, já sigo rigorosamente), ignorando por completo:
O registro completo, imediato e técnico dos fatos;
A comprovação fotográfica com data de 26 e 27 de março: ou seja, dentro dos prazos legais;
O fato de que não houve qualquer indício visual de contaminação antes de abrir e preparar os produtos, como também relatei no primeiro contato;
E principalmente, o meu esforço em colaborar de forma organizada, detalhada e com tempo investido, sem exigir reembolso, apenas uma avaliação justa e, eventualmente, alguma forma de compensação, como um cupom ou crédito para uso na loja.
3. Sobre a rotulagem Contém Glúten Contaminação Cruzada
Outro ponto de atenção: todos os produtos vieram com essa advertência, ainda que, em tese, fossem naturalmente isentos de glúten. Solicitei esclarecimentos técnicos, e, embora a empresa tenha explicado se tratar de exigência da Anvisa (o que compreendi perfeitamente) o ponto mais importante é a quebra de expectativa e de confiança do consumidor quanto à pureza dos ingredientes adquiridos, especialmente para quem, como eu, busca uma alimentação funcional e personalizada.
4. Postura decepcionante: defesa genérica, ausência de empatia e zero proposta de resolução
Em nenhum momento fui agressivo. Pelo contrário: fui dedicado, preciso, educado e paciente, além de fornecer provas documentais inequívocas. A empresa, no entanto, limitou-se a uma resposta defensiva, amparada em prazos genéricos de política de trocas: ignorando completamente os fatos que comprovam a legitimidade do caso.
Minha solicitação original foi simples: uma avaliação honesta do ocorrido, e, se reconhecido o transtorno, alguma forma de compensação justa, como:
Um cupom de desconto,
Crédito para uma próxima compra,
Ou qualquer gesto simbólico de boa-fé para restaurar a confiança.
Infelizmente, a Relva Verde falhou em reconhecer todo o cuidado que tive como consumidor. Ignorar clientes comprometidos, que investem tempo para relatar com exatidão, é um mau sinal sobre como a empresa lida com casos fora do script.
Conclusão: Não peço nada além de respeito, escuta e proporcionalidade. Não tentei manipular prazos, não criei provas posteriores, não exigi reembolso imediato: apenas fui um consumidor zeloso, que merece ser tratado com consideração.
Fico no aguardo de um posicionamento responsável da empresa. Caso contrário, a experiência negativa será compartilhada em outros canais (Procon, redes sociais, etc.), visto que o mínimo que um cliente sério espera é um atendimento à altura de sua seriedade!
Atenciosamente,
*****