O que aconteceu
Estou extremamente indignado com a forma como o QuintoAndar e os responsáveis pela intermediação dessa compra estão tratando o meu caso.
Realizei a compra de um imóvel e efetuei o pagamento de R$ 5.000,00 a título de sinal. Entretanto, durante o processo, surgiu um problema na documentação do imóvel, que não foi regularizada dentro do prazo estabelecido para apresentação dos documentos.
O mais absurdo é que, mesmo diante da irregularidade documental e do descumprimento do prazo, o contrato não foi devidamente cancelado e o meu dinheiro continua retido.
Para piorar, fui informado de que os vendedores pretendem prosseguir com a venda mediante um contrato de compra e venda irregular, enquanto o próprio imóvel teria sido novamente anunciado no QuintoAndar, sem que a negociação anterior fosse devidamente encerrada e sem que o meu sinal fosse devolvido.
Estou tentando resolver a situação pelos canais disponibilizados, porém não obtenho qualquer suporte efetivo.
A corretora Silvia não me apresenta uma solução. A Elaine também não resolve a situação e, igualmente, não consigo obter suporte adequado da responsável pelo pós-venda, Ana Beatriz, da Revenda Imóvel.
O próprio QuintoAndar não está prestando o suporte necessário, seja por telefone ou pelo WhatsApp do pós-venda. Ou seja, fiquei com R$ 5.000,00 retidos, uma negociação envolvendo documentação irregular e nenhum responsável efetivamente solucionando o problema.
Não considero aceitável que o consumidor tenha que ficar cobrando indefinidamente uma solução para um problema que não foi causado por ele.
Diante disso, EXIJO o cancelamento da negociação/contrato e o ESTORNO INTEGRAL dos R$ 5.000,00 pagos como sinal, sem qualquer retenção ou penalidade, considerando a irregularidade documental e a impossibilidade de prosseguimento regular da compra.
Solicito também uma resposta formal e objetiva, com a identificação do responsável pela solução, o procedimento para cancelamento e a data prevista para devolução integral do valor.
Caso a situação não seja solucionada imediatamente, adotarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e demais vias competentes, inclusive para resguardar meu direito à restituição dos valores pagos e demais prejuízos eventualmente causados.
QuintoAndar, aguardo uma solução concreta. Não quero mais respostas genéricas, encaminhamentos ou pedidos para aguardar. Quero o cancelamento da negociação e a devolução dos R$ 5.000,00.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Revenda Imóvel respondeu
25/09/2026 às 13:40
Olá, Clovis. Esperamos que esteja bem.
Recebemos sua manifestação e entendemos sua preocupação, principalmente diante da identificação de um novo anúncio do imóvel e da pendência documental ainda existente. No entanto, gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes sobre o histórico da negociação.
Desde o início da operação, a situação registral do imóvel era de conhecimento das partes e foi expressamente prevista no Compromisso de Compra e Venda. O contrato registra que a vendedora era titular dos direitos decorrentes do Formal de Partilha e assumiu a obrigação de promover sua averbação, concluir a regularização da matrícula e providenciar a transferência da titularidade para seu nome. Para essa providência foi estabelecido prazo inicial de 45 dias, admitindo-se prorrogação sem ônus caso necessária.
Portanto, não se tratou de uma irregularidade documental descoberta somente após o pagamento do sinal ou omitida da parte compradora. A necessidade de regularização foi expressamente informada e contratualmente registrada antes do prosseguimento da operação.
Ocorre que a regularização prevista no contrato ainda não foi concluída pela parte vendedora. A Revenda vem cobrando a adoção das providências necessárias e, diante da divergência quanto ao cumprimento dessa obrigação, o time comercial também foi novamente envolvido na tratativa para buscar uma definição da operação.
Quanto ao novo anúncio mencionado na reclamação, esclarecemos que a Revenda não tinha conhecimento prévio dessa nova publicação. Tomamos ciência da situação após a comunicação realizada pela parte compradora e estamos apurando internamente o ocorrido.
Também é importante esclarecer que, até então, não havíamos recebido uma solicitação formal e definitiva de distrato por parte do comprador. A manifestação expressa pela rescisão e restituição do sinal ocorreu concomitantemente à reclamação ora apresentada.
Diante dessa formalização e considerando que a regularização documental prevista no contrato permanece pendente, a Revenda já está providenciando o distrato da operação por justo motivo, sem aplicação de multa ou penalidade à parte compradora.
O próprio contrato estabelece que impedimentos documentais ou registrais relacionados ao imóvel que inviabilizem a continuidade da operação podem fundamentar a rescisão por justo motivo e, nessa hipótese, prevê a restituição dos valores recebidos.
O valor de R$ 5.000,00 pago a título de sinal foi recebido diretamente pela parte vendedora, conforme previsto no Compromisso de Compra e Venda. Assim, a Revenda está formalizando o encerramento da negociação e solicitando à vendedora a devolução integral desse valor à parte compradora.
Ressaltamos que a Revenda não concorda com o prosseguimento da operação mediante pagamento dos valores subsequentes sem a conclusão da regularização documental prevista no contrato, justamente por entendermos necessária a segurança jurídica e registral para continuidade da venda.
Nossa equipe de Pós-Venda permanecerá responsável pelo acompanhamento do distrato e da restituição do sinal, mantendo a parte compradora informada até a conclusão.
Lamentamos o desgaste gerado pela situação e reforçamos que, diante da manifestação formal apresentada, nosso direcionamento neste momento é objetivo: formalização do distrato por justo motivo e restituição integral dos R$ 5.000,00 pagos à vendedora, sem aplicação de penalidade ao comprador.
Atenciosamente,
Equipe Revenda Imóvel
Consumidor respondeu
27/09/2026 às 19:05
Não foi bem assim, antes de assinar eu questionei a Elaine sobre o prazo e foi me passado que em 10 dias resolvia isso porque era bem rápido, e o pedido do cancelamento foi feio no pós venda no dia 16 de setembro com a Ana, pois se o documento não estivesse pronto no prazo estabelecido poderia seguir com o cancelamento, sobre a devolução do valor de sinal a Revenda precisa se responsabilizar diante do disposto, até porque quem intermediou toda a negociação foi vocês!
As informações passadas pelo corretor, pós venda e negociação precisam ser precisas até porque sou leigo nesse processo e entendo que a Revenda precisa tratar com seriedade e ética esclarecendo os riscos, ônus e bônus do contrato, não somente visando o recebimento de comissão!
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Nada foi resolvido