O que aconteceu
Estou abrindo uma nova reclamação referente ao problema de mofo que permanece no banheiro do meu apartamento.
Os demais problemas que haviam sido relatados anteriormente foram solucionados apenas de forma superficial, porém o problema do banheiro não foi resolvido. Na vistoria, foi alegado que o mofo seria de responsabilidade do morador, sob a justificativa de que o banheiro não possui janela e, portanto, teria pouca ventilação, não sendo caracterizado como infiltração.
Gostaria de deixar claro que o banheiro foi entregue dessa forma, conforme o próprio projeto do imóvel. O ambiente não possui janela e conta apenas com um exaustor, que claramente não possui capacidade suficiente para realizar a ventilação adequada do banheiro.
Não considero razoável atribuir ao morador a responsabilidade por uma característica que já faz parte do projeto e das condições originais do imóvel. Se a ausência de ventilação natural é um fator que está contribuindo para o aparecimento e a permanência da umidade e do mofo, é necessário verificar tecnicamente se existe algum problema de impermeabilização, acabamento, circulação de ar ou outra questão construtiva que esteja agravando a situação.
A simples alegação de que não há infiltração não resolve o problema. O fato é que existe umidade excessiva e mofo no banheiro, e o problema permanece mesmo após as reclamações realizadas.
Solicito, portanto, uma nova avaliação técnica do local, com a identificação da causa do problema e a indicação de uma solução definitiva, e não apenas uma limpeza ou correção superficial.
Também solicito que seja apresentado, por escrito, o laudo ou parecer técnico que fundamentou a conclusão de que a responsabilidade seria exclusivamente do morador, bem como quais medidas foram avaliadas para verificar a impermeabilização e demais condições construtivas do ambiente.
Reforço que não estou solicitando uma solução estética, mas a correção da causa do problema, para evitar que o mofo continue retornando e causando danos ao imóvel.
Aguardo uma solução efetiva e definitiva para o problema.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Ribeira Empreendimentos Imobiliarios respondeu
07/10/2026 às 15:24
Prezada Eduarda,
Entendemos sua preocupação com o retorno do mofo e reforçamos as orientações já apresentadas pela nossa equipe.
Na visita que realizamos em sua unidade, identificamos que o mofo está relacionado à umidade do vapor do banho, que se acumula no teto quando não há circulação suficiente de ar. Não foram encontrados sinais de infiltração ou de problemas na construção.
O banheiro conta com exaustor, conforme previsto no projeto. Nesse tipo de ambiente, o mofo pode aparecer quando a umidade permanece por mais tempo, por isso o uso, a limpeza e a manutenção do equipamento são importantes.
Para ajudar a evitar que o mofo volte, orientamos manter o exaustor ligado durante o banho e por alguns minutos depois, deixar a porta aberta após o uso e manter a grelha limpa. As páginas 29 e 42 do Manual do Proprietário também trazem orientações sobre esses cuidados, a limpeza do mofo e a manutenção da pintura.
Em atendimento ao seu chamado, nossa equipe realizou a visita à sua unidade e compartilhou as orientações para tratar o mofo e ajudar a evitar seu retorno.
Seguimos à disposição para esclarecer suas dúvidas sobre os cuidados indicados.
Atenciosamente,
Equipe Ribeira