O que aconteceu
Gostaria de registrar uma reclamação formal referente ao processo de atendimento e à experiência do cliente ao tentar realizar uma simples atualização cadastral.
Precisei alterar o número de telefone vinculado ao meu contrato, pois perdi o número antigo. Ao entrar em contato com a administradora para realizar a troca, me deparei com um processo extremamente burocrático e exaustivo. Recebi e precisei fazer diversas ligações sucessivas apenas para validação e confirmação de identidade.
Entendo a relevância da segurança dos dados, porém o procedimento adotado pela empresa inviabiliza a rotina de quem não dispõe de tempo hábil para passar longos períodos ao telefone respondendo a checagens redundantes. A atualização de um dado básico de contato deveria ser um procedimento simples, ágil e acessível por canais digitais automatizados ou por autoatendimento.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Rio Master respondeu
22/09/2026 às 07:23
Prezado
Agradecemos pelo seu relato e compreendemos a sua insatisfação em relação ao procedimento necessário para a atualização do número de telefone vinculado ao seu contrato.
Gostaríamos, inicialmente, de esclarecer que o procedimento mencionado em sua reclamação é uma exigência e uma rotina operacional estabelecida pela administradora responsável pelo seu contrato, não sendo um procedimento definido ou aplicado pela Rio Master.
As etapas de validação de identidade e confirmação de dados são medidas adotadas pela administradora como parte de seus protocolos de segurança, justamente com o objetivo de proteger os dados cadastrais e contratuais dos clientes e evitar alterações realizadas por terceiros não autorizados.
Embora reconheçamos que o processo possa ser considerado burocrático e demandar mais tempo do cliente, especialmente em situações como a perda do número de telefone anteriormente cadastrado, essas validações têm como finalidade preservar a segurança das informações e garantir que qualquer alteração cadastral seja realizada de forma legítima e segura.
A Rio Master compreende a sua observação quanto à possibilidade de utilização de canais digitais e procedimentos mais ágeis. Inclusive, entendemos que proporcionar uma experiência mais simples ao cliente é importante. Entretanto, como essas etapas são determinadas e operacionalizadas diretamente pela administradora, eventuais alterações no fluxo de atendimento ou na forma de validação dependem exclusivamente dela.
Por parte da Rio Master, permanecemos à disposição para orientar e auxiliar nossos clientes sempre que houver qualquer dificuldade durante o processo, buscando tornar o atendimento o mais claro e eficiente possível, dentro das atribuições que nos competem.
Reforçamos nosso compromisso com o atendimento e com a segurança das informações de nossos clientes.
Atenciosamente,
Equipe Rio Master
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?SimVoltaria a fazer negócio?SimNota do atendimento8Tudo foi resolvido