Não resolvido

Fui cobrado por seguro que não contratei e não consigo cancelar

River Motos

cidade: Juiz de Fora

O que aconteceu

Em agosto de 2026, realizei a compra de uma motocicleta Yamaha Factor DX, financiada através do Banco Yamaha. No momento da assinatura do contrato, foi embutido no saldo financiado um Seguro Prestamista da MetLife (Proposta n *****), no valor de R$ 834,62. A inclusão automática desse serviço configura venda casada, prática abusiva e expressamente proibida pelo Art. 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor.

Como não tenho interesse em manter essa cobertura, busquei exercer meu direito de cancelamento logo nos primeiros dias após a assinatura. Tentei contato pelo Chat e pelo SAC da MetLife (*****), mas o processo se revelou uma verdadeira corrida de obstáculos. O atendimento eletrônico é confuso, direcionando para opções incorretas, e, quando finalmente consegui prosseguir, fui informado de que a minha apólice "ainda não constava no sistema" por conta de um atraso no repasse de dados entre o Banco Yamaha e a seguradora.

Ocorre que o meu contrato de financiamento já estava plenamente ativo, inclusive com boletos liberados para pagamento. É inaceitável que a cobrança do seguro já esteja correndo no meu financiamento, mas o sistema das empresas crie barreiras e utilize a desculpa de "falta de integração" para impedir o meu direito de cancelamento imediato.