Cobrança indevida e falta de troco em praça de pedágio - Rodovias do Tietê

Não respondida
Itu - SP
03/04/2026 às 21:26
ID: 245117393
Em 19/03/2026, às 17:18:31 horas, conduzindo o veículo WR-V CINZA, placas *****, ao passar pela praça de pedágio de Rio das Pedras-SP, sentido Piracicaba Itu (SP 308 Km 147+300), apresentei uma cédula de R$100,00 e uma de R$2,00, totalizando R$102,00 à atendente de nome *****, para cobrança da tarifa de R$11,00. Enquanto aguardava o troco, pude escutar perfeitamente a atendente verbalizar cada nota, perfazendo os R$91,00 a ser a mim restituído. A minha esposa estando ao meu lado, passei-lhe a soma em dinheiro, juntamente com o comprovante de pagamento, seguindo a viagem. Minha esposa fez uma contagem, sem nada me falar, realizando uma segunda contagem de conferência, sinalizando-me que faltavam R$10,00. Como já estava distante da referida praça de pedágio e retornar não seria compensador, avisei sobre o ocorrido à atendente da praça de pedágio seguinte, em ELIAS FAUSTO. A mesma orientou-me a entrar em contato com a ouvidoria da CONCESSIONÁRIA RODOVIAS DO TIETÊ S/A, via *****. Em 20/03/2026, às 14:29 horas, entrei em contato com a ouvidoria da empresa, sendo atendido pela Sra. *****, expondo-lhe o ocorrido. A mesma forneceu-me o protocolo de n ***** e solicitou que enviasse o comprovante de pagamento via e-mail *****, o que foi feito na mesma data, às 15:17 horas. Em 26/03/2026, às 10:53 horas, a Sra. *****, da ouvidoria da empresa, respondeu via e-mail, de forma resumida e sem mencionar se havia conversado com a atendente *****, o seguinte: informamos que não houve sobra de valores no caixa da arrecadadora, motivo pelo qual que seu pedido foi negado. Orientamos que, como em qualquer transação comercial, realize a conferência do troco sempre no ato da passagem. De tudo o exposto, vê-se que a empresa não é séria e trata o consumidor sem observância das regras previstas em seu Código. Tal ocorrência requer que seja revisada pela empresa, colocando-me à disposição para ser ouvido de forma presencial, bem como minha esposa.