Conjunto de treino desconfortável e recusa de troca após uso, mesmo com aviso prévio

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Mateus - ES

11/02/2026 às 09:14

ID: 240413041

Realizei a compra de dois conjuntos no site da Rosa Imperial, ambos na mesma modelagem de vários outros que já adquiri anteriormente da marca. Justamente por já conhecer a modelagem e sempre ter tido uma boa experiência, não experimentei a peça antes de usar.
Ocorre que, ao utilizar um dos conjuntos pela primeira vez durante o treino, a peça se mostrou extremamente desconfortável. Precisei ajustá-la diversas vezes ao longo da atividade, o que prejudicou completamente meu rendimento. Foi uma experiência frustrante, principalmente porque o outro conjunto adquirido na mesma compra serviu perfeitamente.
Entrei em contato com a empresa relatando detalhadamente o ocorrido, inclusive informando que a peça já havia sido utilizada. Fui orientada a entrar em contato por WhatsApp, conforme número fornecido pela própria empresa. Novamente expliquei toda a situação, deixando claro que a roupa já havia sido usada.
Mesmo assim, fui orientada a enviar a peça para análise de troca, arcando com o frete, sob a justificativa de que o prazo já havia expirado (como disse, não experimentei em tempo porque confiei que vestiria como os outros).
Paguei o envio e despachei o produto. Após alguns dias, recebi a informação de que a troca não foi aprovada porque a peça estava sem etiqueta e com cheiro de lavada, exatamente o que eu já havia informado previamente.
Para agravar a situação, ainda me cobraram um valor superior ao que paguei inicialmente para que a peça fosse devolvida para mim. Ou seja, mesmo tendo agido com total transparência desde o início, acabei gastando mais de R$ 100,00 para ter meu pedido negado.
Não se tratou de falta de bom senso ao solicitar a troca após o uso, porque muitas empresas que valorizam o relacionamento com o cliente analisam situações como essa com mais razoabilidade, e eu já tive outros produtos trocados mesmo após o prazo de devolução e troca expirado, até porque o real conforto de uma peça só é percebido durante o uso.
Me senti profundamente prejudicada e incompreendida. O que mais me decepcionou foi o fato de que, mesmo após eu comprovar por meio de mensagens que já havia informado todas essas condições antes do envio, a empresa simplesmente ignorou as conversas e manteve a negativa.
Essa experiência abalou completamente minha confiança na marca e deixou um sentimento de frustração e desrespeito com o consumidor

Compartilhe

Resposta da empresa

27/03/2026 às 11:41

Olá, Bruna!

Após analisarmos nossa conversa, verificamos que você informou ter experimentado as peças, porém não ficou evidenciado se houve uso.

Ressaltamos que todas as peças passam por uma análise criteriosa antes da aprovação de troca ou devolução. Por isso, orientamos o envio dos itens, a fim de avaliarmos se estavam de acordo com os critérios necessários para a realização do processo.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a troca de peças usadas é aplicável apenas em casos de defeito de fabricação. No seu caso, constatamos que as peças se encontravam em perfeitas condições, não sendo identificado qualquer defeito.

Dessa forma, as peças não foram aprovadas para troca ou devolução.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,
Equipe Rosa Imperial