O que aconteceu
Há uma semana enviei aos emails: [email protected] e [email protected] algumas informações e fotos e não obtive retorno. Vejam o texto abaixo e em anexo as fotos do estado de conservação da área da rumo na cidade de Pindorama.
Prezados Senhor CEO da Rumo: Daniel Rockenbach e demais dirigentes!
Sou moradora da cidade de Pindorama, por onde passam mais de 12 ou 20 ou mais trens por dia, com aproximadamente 137 vagões cada trem, interditando as 2 únicas ruas que ligam os 2 lados da cidade: Rua XV de Novembro (principal rua da cidade) e 14 de Julho.
A vossa empresa possui uma área bastante grande na cidade e assim espero que sejam contribuintes com os tributos, assim como a população.
A Prefeitura possui um código de conduta onde os moradores precisam respeitar, sendo um deles, conservar limpo sua área, evitando assim a proliferação de insetos e outros bichos, como criadouro do mosquito da dengue e de escorpião.
Sei também que falta muita fiscalização por parte da Prefeitura em manter limpa e em ordem os espaços públicos, como também fiscalizar alguns espaços privados que comungam com o visual horrível da cidade.
Um desses espaços que menciono é o de vocês- EMPRESA RUMO: Sujeira, mato no meio dos trilhos, jardins que são puro mato, poças dágua, muito mais ...muito entulhos, segurança precária, muros / calçadas e guias quebrados, portões pendurados, vagões abandonados, madeiras entulhadas, iluminação precária, prédios decadentes e outras..contribuindo com criadouro de dengue e escorpião e com a imagem feia da cidade.
Essa imagem toda, que entendo ser uma vergonha para a Rumo, é muito mais vergonhoso para nós da cidade, pois esses locais dos quais me refiro ficam no CENTRO DA CIDADE... Esse é o nosso CARTÃO POSTAL.
Para vocês que não conhecem, estou enviando fotos (tiradas em 26/08 e 07/09/26), confirmando o que lhes digo. Porém, in loco, o visual é pior ainda. Essas imagens são as mesmas de anos.
Caros Senhores, quando da passagem dos trens, uma cancela é baixada ocupando apenas um lado da rua ou seja fecha somente a mão de passagem dos veículos. Porém a segurança total do espaço não acontece. Esse método de cancela é utilizando desde a criação da linha férrea 1909. Uma vergonha. Com toda tecnologia e normas de segurança que evolui ao longo dos tempos, a Rumo não se preocupa em instalar um sistema eletrônico de grades para fechamento total dessas ruas, quando das passagens do Trem.
Vocês sabem como vivem a população: a cada passagem do trem convivem com o buzinasso (dia e noite), ruas interditadas e com esse visual horrível e precário, do qual chamo de falta de respeito e responsabilidade .
Quando das passagens dos trens que interditam a cidade, vocês impedem os moradores de atravessar a linha e chegando atrasado nos seus compromissos e o pior: em caso de urgência médica não ter o pronto atendimento necessário.
A Prefeitura, Câmara de Vereadores e moradores dizem que reclamam, mas que nada é feito.
O que faz e quem comanda essa área de infra-estrutura?? Há fiscalizações por parte de áreas centrais da Rumo? O que faz a área de Sustentabilidade? O que faz o Instituto Rumo? E as lideranças???
Caros Senhores, essa Pindoramensse cansou.. cansou de reclamar em espaços sem soluções..
Cansei de ver minha cidade abandonada e de ouvir também dos cidadãos que não adianta reclamar.
Tentei contato com um 0800.da Rumo mas sei que lá não mudará muita coisa..
Precisamos URGENTE de mudanças. Precisamos de mudanças com soluções, com manutenções diárias, com mudanças de comportamentos.... com ATITUDES E RESPEITO A NOSSA CIDADE PINDORAMA.
Sobre o Instituto Rumo - o que faz para a cidade?
Há disponível no site da Rumo um relatório de atividades. No de 2025, vi muitas ações da Rumo em várias cidades, porém não encontrei nada que tivesse sido realizada na cidade de Pindorama, além do trem Rumo ao Natal.. que todo ano as crianças ficam esperando até tarde e desistem em função do horário. O horário do trem passar é sempre após às 23 hrs 24 hrs. Quais outras atividades, além do trem no natal a Rumo realiza na cidade?
Consta nessa apresentação:
Prefeituras Em parceria com as administrações municipais, são desenvolvidos projetos de fomento à educação, cidadania, meio ambiente e de geração de emprego e renda.
O que foi realizado em Pindorama?
Rede Mulher Empreendedora Atua para transformar vidas de mulheres em vulnerabilidade social, auxiliando a alcançar autonomia econômica e poder de decisão sobre suas vidas e seus negócios.
O que fizeram?
VIADUTO - o que falta para deixar de ser promessa e apenas um desenho no papel? Há mais de 10 anos ouvimos sobre esse viaduto!
Certa de que serei contatada por vocês e juntos mudarmos a imagem da Rumo junto a população, desde já agradeço.
Me chamo Regina. não sou política e nem tenho cargo público.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Nada foi resolvido