Sabesp: Falta de água e descaso com cliente há mais de um mês.

Respondida
Indaiatuba - SP
18/07/2026 às 10:12
ID: 254233085
Título: Sabesp não realiza ligação de água há mais de um mês, mesmo com toda a documentação enviada e diversos protocolos abertos.
Venho registrar minha insatisfação com o atendimento prestado pela Sabesp e com o descaso em relação ao meu pedido de primeira ligação de água em um imóvel localizado no Condomínio Riviera de Santa Cristina II, que se encontra em fase de construção.
O pedido foi realizado há mais de um mês e, desde então, venho cumprindo rigorosamente todas as exigências da empresa. Enviei toda a documentação solicitada pelo site, abri protocolos, entrei em contato diversas vezes por telefone e aguardei os prazos informados pela própria Sabesp.
O principal protocolo do processo é o *****, que permanece em andamento. Solicito que a equipe responsável consulte esse protocolo, pois nele constam todas as documentações exigidas e já enviadas. Não faz sentido solicitar repetidamente documentos que já estão anexados ao processo.
Também houve um protocolo anterior, *****, além de diversos atendimentos telefônicos registrados nos seguintes protocolos:
* ***** (18/07/2026)
* ***** (08/06/2026)
* ***** (08/06/2026)
* ***** (09/06/2026)
Além disso, anexarei os comprovantes dos protocolos realizados pelo site para demonstrar todas as tentativas de resolver essa situação administrativamente.
O problema é que a história sempre se repete:
* a Sabesp agenda uma data para realizar a ligação;
* a equipe simplesmente não comparece;
* o prazo vence sem qualquer justificativa;
* quando entro em contato novamente, preciso repetir todas as informações (endereço, CPF, dados do imóvel etc.), mesmo estando tudo registrado no sistema;
* o atendimento nunca evolui.
Hoje, por exemplo, permaneci aproximadamente 20 minutos em atendimento respondendo novamente perguntas que já constavam no sistema. Ao final, o atendente simplesmente me transferiu para outro setor sem qualquer explicação.
O segundo atendente demonstrou conhecer melhor o assunto, informou que havia localizado meu processo e confirmou que toda a documentação estava anexada corretamente. No momento em que iria dar andamento ao atendimento, a ligação caiu. O retorno nunca aconteceu.
Infelizmente, essa situação não foi um caso isolado. Em diversas ligações anteriores ocorreu exatamente o mesmo problema: chamadas interrompidas ou atendimentos que não chegam a uma solução efetiva.
Enquanto isso, a obra está sendo diretamente prejudicada.
O imóvel não possui hidrômetro, trata-se da primeira ligação de água, e não existe ponto de água disponível nas proximidades para empréstimo. Em razão da demora da Sabesp, estamos sendo obrigados a contratar caminhão-pipa, gerando despesas que poderiam ter sido evitadas caso o serviço tivesse sido executado dentro do prazo.
É inadmissível que um serviço público essencial apresente esse nível de demora e desorganização.
O fornecimento de água é um serviço essencial, protegido pela legislação brasileira. O Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990) assegura ao consumidor o direito à prestação adequada, eficiente e contínua dos serviços públicos (art. 22), além da reparação pelos prejuízos causados quando essa obrigação não é cumprida.
Dessa forma, solicito que a Sabesp:
* realize imediatamente a ligação de água no imóvel;
* cumpra o serviço já solicitado, sem exigir novamente documentos que já constam no protocolo *****;
* apresente uma solução definitiva para este caso;
* informe uma data efetiva para execução do serviço, que seja realmente cumprida.
Esta é minha última tentativa de resolver a situação de forma amigável.
Caso não haja uma solução imediata, adotarei as medidas cabíveis para resguardar meus direitos, inclusive buscando os órgãos competentes e o Poder Judiciário, pleiteando os prejuízos que essa demora vem causando à obra.
Espero sinceramente que a Sabesp resolva este problema com a urgência que ele exige.
Obs: Só consegui anexar 3 imagens, mas existe mais protocolos que abri no site.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/07/2026 às 10:16
Prezado(a) Sr.(a) Carina,
Sua manifestação foi recebida pela Ouvidoria da Sabesp para análise e adoção das providências cabíveis.
Informações adicionais ou dúvidas referentes ao seu protocolo deverão ser tratadas diretamente com a Ouvidoria da Sabesp, por meio do telefone *****.
Atenciosamente.
Ouvidoria Sabesp
*****