Cobrança indevida de assinatura e uso não autorizado de dados do cartão (LGPD)

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

10/06/2026 às 16:45

ID: 251048193

Titulo: Cobrança indevida de assinatura e uso não autorizado de dados do cartão (LGPD)

Prezados,

No dia de hoje, 10/06/2026, fui surpreendido com uma notificação do meu cartão de crédito informando um débito no valor de R$ 95,00 referente a uma suposta assinatura do Sam's Club. Quero deixar absolutamente claro que não realizei, não solicitei e não autorizei essa contratação.

Imediatamente, entrei em contato com o meu banco para contestar a transação e liguei para o SAC do Sam's Club. Para a minha surpresa e preocupação, a central informou que um cadastro foi realizado em meu nome no dia 09/06/2026.

Fui sócio do clube em 2024, mas efetuei o cancelamento da assinatura na época e nunca mais solicitei qualquer reativação. Jamais forneci os dados do meu cartão de crédito atual para o Sam's Club (ou para o Grupo Carrefour, ao qual pertence) em ambiente online.

Portanto, questiono veementemente: como a empresa obteve os dados do meu cartão de crédito para efetuar essa cobrança? A ativação de uma assinatura sem o conhecimento e o consentimento do cliente é uma prática abusiva e desleal. Mais grave ainda é a suspeita de vazamento ou uso indevido de dados pessoais e financeiros, o que fere diretamente o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O transtorno e a insegurança gerados por essa situação são imensos.

Diante do exposto, exijo a resolução imediata deste problema com as seguintes ações:

Estorno integral do valor de R$ 95,00 indevidamente cobrado no meu cartão;

Cancelamento imediato deste cadastro não autorizado feito em 09/06/2026;

Exclusão definitiva de qualquer dado do meu cartão de crédito das bases do Sam's Club/Grupo Carrefour.

Aguardo um posicionamento rápido e a comprovação do estorno. Caso o problema não seja solucionado com a urgência que a gravidade do caso exige, levarei a denúncia ao Procon e aos órgãos de proteção de dados.

Compartilhe