Smart TV TCL com problemas de armazenamento e impossibilidade de expansão via pen drive

Não resolvido
São Vicente - SP
16/12/2025 às 23:18
ID: 235039821
Comprei uma Smart TV TCL 32 S5400af FHD, e para a minha surpresa ela está com problemas de armazenamento, simplesmente não tem mais espaço para atualizar os apps e eles não funcionam por conta disso, ou seja não cumpre o prometido de uma smart tv.
Para "tentar" resolver,coloquei um pen drive para auxiliar no armazenamento, e para a minha surpresa, esse modelo não permite mover aplicativos para o pen drive. Hoje não consigo manter todos os aplicativos que ela sugere suportar com os atalhos no controle remoto, para usar um tenho que desinstalar o outro, isso é extremamente frustrante.
Totalmente decepcionado com o aparelho, a solução infelizmente e me desfazer dessa TV e comprar uma outra que realmente eu possa usar como uma smart sem esse problema, dinheiro jogado fora, já que o aparelho nao entrega adequadamente a função.
Compartilhe
Resposta da empresa
22/12/2025 às 08:56
Olá, Rafael. Espero que esteja bem!
Inicialmente pedimos desculpas por qualquer desconforto gerado diante da sua reclamação.
O prazo da garantia contratual de fábrica concedida para o equipamento foi de 12 (doze) meses, incluído neste os 90 (noventa) dias da garantia legal da compra. Para produtos na garantia do fabricante sem danos físicos, o reparo é realizado sem custos.
A TCL SEMP trabalha com uma linha bem ampla de televisores, desde modelos de entrada até os mais avançados (premium). Alguns desses modelos contam com mais memória e processadores mais potentes, o que naturalmente garante um desempenho superior e evita certos travamentos.
No seu caso, uma dica importante é manter os aplicativos em segundo plano fechados sempre que possível e, de tempos em tempos, fazer um reset no televisor. Isso ajuda bastante a evitar lentidão ou travamentos.
Vale lembrar que esse tipo de situação não é considerado um defeito de fábrica. Como o sistema operacional é fornecido por terceiros, é possível que ocorra algum travamento ocasional, algo que pode acontecer em qualquer marca ou modelo.
Deixamos disponível também nossos outros canais de atendimento, caso você tenha alguma dúvida adicional:
Site: www.tclsemp.com.br – (Chat e E-mail)
Telefone: 0800 7367 825 (segunda à sábado das 08:00 às 20:00)
Até logo!
Camila
EQUIPE TCL SEMP
Réplica do consumidor
22/12/2025 às 09:24
Bom dia!
Agradeço o retorno da empresa e entendo o exposto, já realizo as instruções colocada a algum tempo (limpeza de cache e desativar app em 2 plano), porém o problema que tenho não é "travamento" do aparelho e sim o uso praticamente impossível da função smart desse modelo pela falta memória, mesmo realizando as instituições quase que diariamente, como disse anteriormente, não consigo manter dois app funcionando plenamente.
Meu questionamento é porque um modelo que não é tão "antigo" não permite o uso de memória adicional para manter os apps armazenados e rodar a partir desse dispositivo extra, auxiliando a pouca capacidade de armazenamento que vem de fábrica, básico da maioria dos equipamentos que usam o sistema Android.
Enfim, o retorno é válido, mas sei que não há possibilidade de alguma ação que não seja eu comprar um outro aparelho.
Que esse depoimento sirva de alerta, independentemente da reputação da marca, esse aparelho em particular não é a melhor opção para uma smart.
Para a empresa, resumindo o acima, colocar na programação o uso pleno da memória expansível seria ideal para as linhas com memória e processadores "mais básicos".
Consideração final do consumidor
22/12/2025 às 09:29
A resposta aos consumidores é sempre importante, e isso é válido para a credibilidade da marca.
Um único produto não pode definir a marca como um todo. Acho uma boa marca, mas a minha experiência com um modelo limitado não foi boa.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
5