Caixa não quitou débitos de condomínio de imóvel leiloado dentro do prazo estipulado em edital

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Paranaguá - PR

13/07/2026 às 21:54

ID: 253831779

Caixa não cumpriu edital de leilão e não quitou débitos de condomínio dentro do prazo

Em outubro de 2025, adquiri um imóvel em leilão da Caixa Econômica Federal (Código do Imóvel: 8555532961121, Matrícula: 56.575).

Conforme previsto de forma expressa no edital, 90% dos débitos condominiais existentes eram de responsabilidade da Caixa, cabendo a mim apenas os 10% restantes. Cumpri integralmente a minha parte, quitando os 10% que me competiam, além de todas as demais pendências necessárias para a regularização do imóvel.

Entretanto, até o presente momento, a Caixa ainda não efetuou o pagamento da parcela de sua responsabilidade, impedindo a conclusão da regularização.

A assessoria responsável pelo atendimento, Smart Leilões Caixa, tem sido extremamente lenta nas respostas e, na prática, não apresenta solução efetiva para o problema. Inclusive, a própria assessoria reconheceu que, de acordo com o edital, o prazo para a quitação era de 120 dias. No entanto, já se passaram mais de 250 dias, e a obrigação continua sem ser cumprida.

Essa demora está me causando prejuízos financeiros e impedindo a conclusão de toda a burocracia necessária para que eu possa vender o imóvel. Trata-se de uma obrigação prevista no edital e cujo prazo já foi amplamente ultrapassado.

Solicito que a Caixa Econômica Federal providencie, com a máxima urgência, a quitação dos débitos condominiais de sua responsabilidade, cumprindo o que foi estabelecido no edital do leilão e permitindo a finalização da regularização do imóvel.

Aguardo uma solução definitiva e célere para essa pendência.

Compartilhe

Resposta da empresa

14/07/2026 às 09:27

Prezados,

Em atenção à reclamação apresentada pelo Sr. Fillipe Moroni, esclarecemos que a Smart leilões vem acompanhando a demanda de forma contínua, prestando os devidos esclarecimentos e realizando as tratativas necessárias para a regularização do caso.

Conforme nossos registros, em 01/07, a CAIXA encaminhou, por e-mail, análise documental referente à necessidade de emissão de um novo boleto atualizado, comunicação esta na qual o cliente estava copiado. Em 02/07, a Smart repassou imediatamente ao cliente a referida análise, orientando sobre as providências necessárias.

Posteriormente, o cliente encaminhou o boleto atualizado. Contudo, para dar continuidade ao processo, ainda era necessária a planilha atualizada de débitos, uma vez que, conforme informado pelo próprio cliente em 08/07, a divergência existente referia-se à incidência de juros, tornando indispensável a apresentação dos valores atualizados.

Ressaltamos que a manifestação do cliente ocorreu fora do horário comercial. Ainda assim, no primeiro dia útil seguinte (09/07), a Smart retornou o contato, prestou os esclarecimentos necessários e solicitou ao advogado responsável o envio da planilha atualizada. Até o presente momento, entretanto, não houve retorno por parte do referido profissional.

Destacamos, por fim, que o cliente vem sendo devidamente atualizado por meio do Portal do Cliente, nosso canal oficial de atendimento, recebendo informações sobre o andamento da demanda, sendo todas as suas manifestações respondidas e acompanhadas pela equipe.

Dessa forma, verifica-se que não houve ausência de atendimento ou inércia por parte da Smart leilões, mas sim o acompanhamento contínuo da demanda, cuja conclusão depende do recebimento da documentação atualizada por terceiro.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Réplica do consumidor

14/07/2026 às 15:45

Responder não significa resolver. Estou aqui solicitando resolução de um problema.
O cliente está sendo prejudicado, impossibilitado de dar sequência na venda do imóvel, por uma comunicação PÉSSIMA entre a smart caixa e o condomínio em questão. Parecem que não querem resolver a problema, enquanto isso eu sigo preso ao imóvel.
Paguei tudo e resolvi todas minhas pendências, agora sigo na mão de terceiros que parecem não se importar em resolver meu problema, e o tempo (JÁ EXPIRADO) segue passando.

Réplica da empresa

16/07/2026 às 14:02

Prezados,

Em atenção à réplica apresentada pelo Sr. Fillipe Moroni, esclarecemos que a Smart Leilões permanece acompanhando a demanda de forma contínua, prestando os devidos esclarecimentos e realizando as tratativas necessárias para a regularização do caso.

Conforme andamento da solicitação, o pagamento referente aos débitos condominiais sob responsabilidade da CAIXA já foi devidamente encaminhado para processamento, estando previsto para ocorrer em 16/07.

Ressaltamos que essa atualização foi disponibilizada ao cliente por meio do Portal do Cliente, nosso canal oficial de comunicação, onde foi informado sobre o andamento da demanda e sobre a previsão para efetivação do pagamento. Entretanto, verificamos que o cliente ainda não retornou nossos assessores por lá.

Esclarecemos que a Smart vem acompanhando o caso de forma ativa, mantendo o cliente informado sempre que há evolução no processo e adotando todas as providências cabíveis dentro de sua esfera de atuação. No momento, as tratativas encontram-se em fase de conclusão, aguardando apenas a efetivação do pagamento pela CAIXA na data prevista.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.