Inclusão indevida no Serasa por dívida de empresa da qual não sou mais sócio

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

17/11/2025 às 18:56

ID: 232143969

Meu nome está no Serasa de forma indevida por responsabilidade de vocês / Consórcio da Usina São Gonçalo de Sapucaí.
A ação é contra uma empresa que fui sócia, mas eu não sou responsável por esta empresa há mais de 5 anos (data posterior à negativação no Serasa que ocorreu em 2024 sobre um débito de 2023).
Estou tento muito desconforto com essa negativação e solicito que retirem meu nome de lá de forma imediata, para não me gerar ainda mais transtornos e prejuízos.

Já enviei e-mail anexando a imagem de como consta a negativação, bem como a alteração contratual e nunca tive retorno.
Um verdadeiro descaso que enseja ação judicial!

Compartilhe

Resposta da empresa

18/11/2025 às 16:30

Prezada Tais,

Primeiramente, agradecemos pelo seu contato!

Gostaríamos de esclarecer que, sua reclamação foi redirecionada internamente para a equipe responsável. Portanto, a fim de resolver sua demanda da forma mais eficiente e satisfatória, entraremos em contato com você através dos meios de comunicação disponibilizados pelo senhor nesta plataforma.

Ademais, caso prefira, poderá também nos contatar mediante os nossos canais oficiais (e-mail: *******; WhatsApp:*******).

Por fim, lamentamos quaisquer transtornos causados e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais, por meio dos canais de atendimento mencionados.

Atenciosamente,
Equipe Sol Copérnico

Réplica do consumidor

18/11/2025 às 16:38

Esses contatos que vocês passaram não atendem/respondem.
Tenho tentado diariamente.

Réplica da empresa

04/12/2025 às 17:40

Prezada Tais,

Após o retorno da equipe responsável sobre sua tratativa, gostaríamos de retificar a resposta anterior.

Conforme já formalizado por e-mail, esclarecemos que as cobranças mencionadas são decorrentes do contrato firmado com a Copérnico em maio de *******, vinculado à sua pessoa física.

Em virtude do contrato, houve a injeção de créditos de energia em unidade consumidora de sua titularidade, o que ensejou benefícios econômicos significativos oriundos da redução dos valores pagos na fatura de energia elétrica à CEMIG. Assim, como contrapartida, os valores cobrados são devidos em virtude do serviço prestado, considerando que houve o pagamento de diversas faturas ao longo de *******.

Nesse sentido, é importante esclarecer que os apontamentos realizados não possuem relação com a pessoa jurídica mencionada e que, tão logo ocorra a quitação dos valores em aberto, procedermos com o encerramento definitivo da relação contratual.

Agradecemos por nos oportunizar prestar os devidos esclarecimentos e caso haja outras dúvidas, permanecemos à disposição por meio de nossos canais oficiais: ******* e WhatsApp:*******.

Atenciosamente,
Equipe Sol Copérnico

Réplica do consumidor

04/12/2025 às 18:28

A utilização do meu nome se deu de forma indevida e usurpada, conforme resposta via e-mail.
O contrato não foi feito e nem assinado por mim, tendo sido utilizado o meu documento sem a minha autorização/consentimento.
Tratava-se de um imóvel alugado e na época do contrato em questão eu já não era mais responsável por ele.