Solicitação de cancelamento de contrato e restituição de valores devido a divergência de informações.

Respondida
Juiz de Fora - MG
06/09/2026 às 20:55
ID: 258363365
ASSUNTO: Solicitação de cancelamento contratual e restituição dos valores pagos
Prezados,
Venho formalizar minha solicitação de cancelamento do contrato/plano contratado junto à Stays, sem aplicação de multa, bem como a restituição dos valores pagos, em razão da divergência entre as informações apresentadas durante o processo comercial e as condições que somente me foram apresentadas posteriormente.
Antes da contratação, participei de uma reunião de apresentação comercial da plataforma. Durante essa reunião, foram apresentadas as principais vantagens do sistema, especialmente a possibilidade de centralização dos calendários e integração com diferentes canais de venda, como Booking, Decolar, Expedia, Vrbo, entre outros.
A apresentação comercial criou a expectativa de que essas integrações proporcionariam justamente maior facilidade e praticidade para a gestão e distribuição dos meus imóveis.
Entretanto, durante o processo de contratação, houve insistência comercial para que eu concluísse a contratação, e, após algum tempo avaliando a proposta, decidi contratar o serviço.
Somente após a contratação, durante as aulas de implantação e treinamento, fui informada de diversas limitações, requisitos e procedimentos relacionados aos canais de venda que não haviam sido esclarecidos na reunião comercial.
No caso da Decolar, por exemplo, fui informada posteriormente de que havia um processo específico, que envolvia envio de e-mail e aprovação da própria Decolar, além de prazo de espera. Realizei o procedimento solicitado, porém permaneci por mais de 90 dias sem receber uma resposta efetiva da Decolar.
Em relação à Expedia e à Vrbo, também descobri durante o processo de implantação que havia procedimentos e requisitos específicos e que não ocorreria simplesmente a disponibilização dos canais conforme a expectativa criada durante a apresentação comercial. Além disso, não recebi uma orientação suficiente para realizar essas configurações da forma que eu esperava quando contratei o serviço.
Quero deixar claro que não estou responsabilizando a Stays pela demora ou pela decisão de aprovação de empresas terceiras, como a Decolar.
O meu questionamento é outro:
essas condições, limitações, requisitos, etapas e dependências deveriam ter sido apresentadas de maneira clara antes da contratação, pois são informações relevantes para a decisão de adquirir o serviço.
Se eu tivesse conhecimento dessas condições previamente especialmente da necessidade de procedimentos externos, aprovação por terceiros, criação/configuração de anúncios e limitações específicas de determinados canais , eu poderia ter tomado uma decisão diferente quanto à contratação.
A contratação, portanto, ocorreu com base na percepção criada durante a apresentação comercial de que a plataforma proporcionaria uma solução integrada e simplificada para distribuição dos meus imóveis em diversos canais.
Após a contratação, entretanto, fui conhecendo limitações relevantes que não foram apresentadas previamente.
Diante disso, solicito formalmente:
1. O cancelamento imediato do contrato/plano;
2. A não aplicação de qualquer multa, aviso prévio ou penalidade de cancelamento, considerando que o pedido decorre da divergência entre a expectativa criada na contratação e as condições efetivamente apresentadas posteriormente;
3. A restituição dos valores pagos, diante da situação relatada e da não entrega do serviço conforme a expectativa legitimamente criada no momento da contratação;
4. O cancelamento de qualquer cobrança futura;
5. O envio de confirmação formal do cancelamento e da restituição, com indicação do respectivo prazo para pagamento.
Tenho interesse em resolver essa situação de forma amigável e diretamente com a Stays.
Entretanto, caso não seja apresentada uma solução adequada, reservarei o direito de buscar os meios administrativos e legais cabíveis, inclusive junto aos órgãos de proteção e defesa do consumidor, apresentando toda a documentação referente à contratação, apresentação comercial, treinamentos, comunicações, solicitações realizadas e demais registros que comprovem os fatos aqui relatados.
Aguardo uma resposta formal.
Atenciosamente,
Compartilhe
Resposta da empresa
17/09/2026 às 12:42
Olá, Thaís.
Me chamo Lucas e faço parte do time da Stays. Estou à disposição para ajudá-la no que for necessário.
Agradecemos pelo seu relato e lamentamos sinceramente que a sua experiência com a Stays não tenha correspondido às expectativas que você tinha no momento da contratação.
Assim que recebemos a sua manifestação, buscamos compreender os pontos apresentados e realizamos uma tratativa individualizada, na qual conversamos sobre as situações relatadas e avaliamos a melhor forma de conduzir o seu caso.
Respeitamos a sua decisão de não prosseguir com o contrato e informamos que o cancelamento já foi finalizado, com o encerramento do contrato devidamente concluído. A confirmação do encerramento já foi encaminhada por e-mail.
Esperamos que, por meio do contato realizado pelo WhatsApp, todas as suas dúvidas tenham sido esclarecidas e que a condução dada ao caso tenha demonstrado nosso compromisso em buscar uma solução para a situação apresentada.
Agradecemos também por compartilhar seus apontamentos. Eles são importantes para que possamos identificar oportunidades de melhoria em nossos processos de comunicação, implementação e acompanhamento dos clientes.
Desejamos muito sucesso em sua trajetória e permanecemos à disposição caso seja necessário algum esclarecimento adicional.
Atenciosamente,
Equipe Stays